Metropolitanos: Metrô inicia desapropriações para construção da estação Sacomã da Linha 2

Proprietários serão notificados por meio de carta que seus imóveis foram considerados de utilidade pública

seg, 05/09/2005 - 10h37 | Do Portal do Governo

O Metrô iniciou esta semana o processo de desapropriação de 44 imóveis situados nos bairros do Ipiranga, Sacomã e Vila Mariana para o início das obras de construção da futura estação Sacomã da Linha 2- Verde. As desapropriações envolvem também os poços de ventilação e saída de emergência Padre Francisco Xavier Roser e Cipriano Siqueira, em área de 4,2 mil metros quadrados.

O decreto que tornou de utilidade pública as áreas dos imóveis foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin na segunda-feira passada, dia 29. Os imóveis estão localizados nas ruas Padre Francisco Xavier Roser, Greenfeld, Bom Pastor, Agostinho Gomes e Comandante Taylor.

Inicialmente, os proprietários serão notificados, por meio de carta, que seus imóveis foram considerados de utilidade pública e que devem aguardar a visita de um avaliador contratado pelo Metrô. Essa visita, que acontece no prazo de um mês, no máximo, serve para avaliar o terreno e as benfeitorias realizadas na propriedade.

Em seguida, com as avaliações concluídas, o Metrô ajuíza as ações na Vara da Fazenda Pública e deposita numa conta específica os valores apurados. O juiz responsável pelos processos escolhe um perito para que esse faça uma segunda avaliação dos imóveis.

Quando elas estiverem terminadas, os valores serão confrontados e o juiz escolhe o que achar mais justo. Caso a segunda avaliação apresente um valor maior que a primeira, o Metrô deposita a diferença.

O proprietário poderá contratar uma terceira avaliação, caso não se sinta satisfeito. Nesses casos, o dono do imóvel aguardará uma nova decisão judicial. É importante ressaltar que o prazo estabelecido para as pessoas deixarem os imóveis independe das avaliações. O Metrô espera desocupar a área estabelecida no decreto em no máximo 90 dias, início de dezembro.

Postos de Informações

Os interessados em obter informações mais detalhadas podem procurar os dois postos de informações do Metrô instalados na rua Vergueiro. O Posto de Informações Imigrantes fica no nº4516 e atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. O telefone do posto é 5549-7761. No Posto Chácara Klabin, altura do nº 3700 da rua Vergueiro, o funcionamento vai de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Quem quiser as informações por telefone pode discar no 5575-7705. Em setembro, o Metrô vai abrir um novo posto de atendimento no bairro do Ipiranga, na rua Dona Leopoldina, nº131.

Também é possível conseguir informações pela internet. Através do site do Metrô, www.metro.sp.gov.br, dentro do ícone Expansão, basta clicar em Linha 2- Verde e, em seguida, em Desapropriações, para conhecer a relação dos imóveis. Outro canal para sanar as dúvidas é o e-mail linha2verde@metrosp.com.br.

Departamento de Imprensa do Metrô