Metropolitanos: Metrô desativa acesso na Estação Luz para realuizar obras da Linha 4 – Amarela

Interdição será a partir desta segunda-feira, dia 1º

qui, 28/07/2005 - 11h26 | Do Portal do Governo

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º, o acesso Oeste da estação Luz, da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), na esquina das ruas Mauá e Brigadeiro Tobias, será desativado pelo Metrô. A partir desta data, somente os acessos Leste (Florêncio de Abreu) e Sul (Receita Federal) continuarão abertos para o público e a melhor opção para quem se dirige à rua Brigadeiro Tobias ou a rua Mauá será utilizar o acesso Sul da estação.

Pelo acesso Oeste passavam cerca de seis mil usuários por dia e a sua desativação estará sendo informada ao público, durante a semana, por meio de comunicação visual (cartazes, folhetos) e mensagens sonoras.

No local do acesso Oeste, o Metrô dará início às obras de escavação do poço de emboque da Linha 4-Amarela. Este poço será utilizado para entrada de maquinário e escavações do corpo da futura estação Luz, da Linha 4-Amarela.

Desde ontem, terça-feira, funcionários da manutenção do Metrô iniciaram o trabalho de desmontagem das quatro escadas rolantes existentes naquele acesso e até o próximo domingo, dia 31, o Metrô manterá duas escadas rolantes em funcionamento para atender os usuários, quando começará a instalação de tapumes, isolando as escadas fixas e rolantes do mezanino da estação.

Escadas rolantes serão remanejadas

As quatro escadas rolantes que serão retiradas do acesso da estação Luz já tem destino definido pelo Metrô. Duas serão remanejadas para a estação Conceição e uma para a estação Saúde, ambas na Linha 1-Azul.

A quarta escada rolante será remontada na própria estação Luz para atender os usuários que hoje desembarcam na plataforma com destino a Tucuruvi e acessam o mezanino da estação Luz por meio de apenas uma escada rolante e duas escadas fixas.

A Linha 4 – Amarela do Metrô, totalmente subterrânea, terá 11 estações e 12,8 quilômetros de extensão, interligando a Vila Sônia, na região do Butantã, ao bairro da Luz, no centro da cidade, com demanda prevista de cerca de 900 mil usuários/dia.

A nova linha estará interligada diretamente às três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Paulista e República) e indiretamente à Linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze), além de integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na estação Pinheiros.

Departamento de Imprensa do Metrô