Metropolitanos: Metrô conclui mais uma etapa do cronograma de obras da Estação Chácara Klabin

As estações Chácara Klabin e Imigrantes, da Linha 2-Verde, deverão entrar em operação em março de 2006

seg, 20/06/2005 - 14h16 | Do Portal do Governo

Estações Chácara Klabin e Imigrantes, da Linha 2-Verde, deverão entrar em operação em março de 2006

O Metrô acaba de concluir mais uma etapa do cronograma de obras da estação Chácara Klabin, no trecho de 3,4 quilômetros de expansão da Linha 2-Verde, entre Ana Rosa, na Vila Mariana, e Ipiranga, que em 2006 ganhará três novas estações, Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. A laje do futuro mezanino da estação já se encontra totalmente concretada.

Localizada no primeiro nível, a laje do mezanino da estação Chácara Klabin foi a segunda a ter sua concretagem finalizada pelo Metrô. Agora, os operários estão escavando a terra do segundo nível desta estação, logo abaixo da laje do mezanino. Até o momento, 40% dos 17 mil m³ de terra deste pavimento já foram retirados. Quando as escavações deste piso forem concluídas o fundo do local receberá a laje do piso intermediário, a terceira da estação, que dará acesso as plataformas de embarque da Linha 2 -Verde.

Abaixo desta terceira laje, posteriormente será escavado o terceiro nível da estação Chácara Klabin. Nele, posteriormente, uma quarta laje concretada receberá os trilhos, por onde circularão os trens da Linha 2-Verde, que passará a operar de Vila Madalena até o Ipiranga.

Método invertido minimiza impactos da obra

Para minimizar os impactos que inevitavelmente são provocados por uma obra deste porte, o Metrô buscou soluções criativas de engenharia civil para a construção da estação Chácara Klabin. Por ser uma área de grande densidade demográfica e tráfego intenso (sob o viário da rua Vergueiro), uma das medidas adotadas pela Companhia foi a escolha do ‘método de construção invertido’.

Graças à escolha deste método, que permite a execução da obra de cima para baixo, a interferência no viário local foi menor e as áreas interditadas poderão ser liberadas mais rapidamente.

Depois de pronta, a estação Chácara Klabin terá 6.376m² de área construída. Ela contará com dois acessos, um de cada lado da rua Vergueiro, uma bilheteria (com dois guichês), oito bloqueios (catracas), sete escadas fixas, seis escadas rolantes e três elevadores e estará capacitada para atender até 27.833 usuários, sendo 17.716 embarques e 10.117 desembarques por hora-pico.

As estações Chácara Klabin e Imigrantes, da Linha 2-Verde, deverão entrar em operação em março de 2006. Já a estação Ipiranga será inaugurada no segundo semestre do ano que vem.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô