Metropolitanos: Metrô completa 13 anos de gratuidade nos bilhetes para deficientes

Cerca de 200 mil portadores de deficiência já foram beneficiados

seg, 27/06/2005 - 18h09 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo completou, dia 26, treze anos de benefícios aos usuários portadores de deficiência, isentando-os do pagamento de tarifas. O bilhete específico pode ser adquirido com a apresentação do laudo médico emitido por equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde, juntamente com o documento de identidade original e a carteira profissional.

O benefício, com validade de seis meses, pode ser renovado de acordo com o prazo estipulado no laudo médico, que é de dois anos, com possibilidade de novas renovações.

O posto de distribuição desse bilhete está localizado na estação Tatuapé do Metrô e atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8:30 às 16:00.

Novos investimentos para acessibilidade no Metrô

A partir deste ano, o Governo do Estado de São Paulo incluiu em seu orçamento de investimentos uma rubrica específica para implementação das adaptações necessárias no Metrô, em suas estações, terminais e trens, visando torná-los acessíveis aos portadores de deficiência até o ano de 2014.

As melhorias incluem equipamentos e obras civis, abrangendo a instalação de elevadores e plataformas de elevação inclinada, acréscimo de sinalização e piso tátil, adequação de sanitários, rebaixamento de calçadas, pintura de faixas de travessia e instalação de redutor de vão e de desnível entre as plataformas e os trens.

As atividades de treinamento dos empregados para atendimento às pessoas com deficiência complementam as melhorias através do processo contínuo de capacitação de pessoal, no qual está incluso o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com 261 funcionários já treinados.

O Metrô também pretende ampliar o número de instalações de telefones para deficientes auditivos, realizadas pela empresa Telefónica, em todas as 52 estações metroviárias. Hoje, esses telefones estão disponíveis em Sé, Vila Mariana, Tatuapé e Santa Cruz.

A Companhia já disponibiliza o Guia Metrô para Deficientes Visuais (em Braille e tipografia ampliada) e está promovendo a adequação de seu website para que as páginas sejam acessíveis também para as pessoas com deficiência visual.

Departamento de Comunicação do Metrô

F.C.