Metropolitanos: Jurandir Fernandes se reúne com secretários de transportes da RMSP

Objetivo do encontro foi apresentar e discutir projetos para a área

qui, 24/06/2004 - 18h06 | Do Portal do Governo

Apresentar e discutir os projetos para a área de transporte público de passageiros da Grande São Paulo, visando futuras parcerias na implantação das ações. Este foi o objetivo do Encontro de secretários de Transportes da Região Metropolitana de São Paulo, promovido nesta quinta-feira, dia 23, pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. Participaram do encontro Secretários de Transportes de 20 das 39 cidades da Região, entre elas, São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Caieiras e Taboão da Serra.

Jurandir Fernandes, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, e Gerson Bittencourt, Secretário dos Transportes do Município de São Paulo (que foi convidado a fazer parte mesa), foram unânimes em manifestar a importância do encontro, que ‘representa o começo de uma grande parceria’.

Segundo o Secretário dos Transportes Metropolitanos, este é o primeiro de uma série de encontros, que serão fundamentais para o intercâmbio de experiências. ‘Nem tudo são flores. Teremos que enfrentar muitos espinhos pela frente. O importante é termos a coragem de enfrentar, conjuntamente, nossos problemas de transporte e trânsito’, completou Jurandir Fernandes.

Durante o evento de hoje, os presidentes do Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo), Luiz Carlos David, da CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos), Joaquim Lopes, empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, apresentaram os projetos para o sistema de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

Entre os projetos apresentados, destacam-se a expansão do Metrô e a modernização da rede da CPTM, que exigirão um investimento total de mais de US$ 4,3 bilhões. Após a implantação desses projetos, o sistema metro-ferroviário terá, até 2010, uma rede com mais de 400 km de extensão e transportará cerca de 7,3 milhões de passageiros por dia.

No próximo encontro, a ser realizado em julho, será a vez do Secretário do Município de São Paulo expor todos seus projetos ao Secretários das demais cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

M.J.