Metropolitanos: Integração gratuita entre Metrô e CPTM na estação Luz bate recorde

Na última segunda-feira, mais de 50 mil usuários utilizaram a transferência entre os sistemas

qua, 13/04/2005 - 13h22 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira, dia 11, mais de 50 mil usuários foram beneficiados pela integração gratuita entre o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na estação Luz. O número é recorde para um dia útil. Desde a implantação da integração, em 26 de setembro do ano passado, com funcionamento inicial somente aos domingos, mais de 3 milhões de transferências gratuitas já foram realizadas.

A integração na estação Luz já resultou em março num aumento médio de 200% no número de entradas em relação ao novembro de 2004, o que representa novos usuários, que antes da transferência não utilizavam o Metrô. A estação Luz do Metrô apresenta hoje um movimento diário de cerca de 54 mil usuários. Antes da implantação era de cerca de 23 mil entradas.

Os usuários do Metrô com o uso de apenas uma única passagem podem ter acesso as linhas A, D e E da CPTM, que totalizam 148,5 km de extensão. Por sua vez, os usuários da CPTM podem ampliar seus deslocamentos com a integração para as linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e Linha 3-Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), totalizam 42,2 km.

Novas opções de locomoção

Com as interligações na Luz, o Expresso Leste que opera em paralelo com a Linha 3-Vermelha do Metrô até Corinthians/Itaquera e atinge Guaianezes da Linha E da CPTM, 8 quilômetros adiante, é uma alternativa a mais para aqueles que vão para a Zona Leste da Capital.

Outro aspecto positivo foi a melhor distribuição dos usuários no sistema metroviário, com mais conforto nas condições de viagem dos usuários da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), que apresenta carregamentos mais concentrados nos horários de ‘pico’ da manhã e da tarde.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)