Metropolitanos: Estação Ipiranga da CPTM instala telefone para deficientes

Equipamento permite comunicação entre pessoas com deficiência auditiva ou de voz

sex, 11/02/2005 - 19h09 | Do Portal do Governo

Com essa nova aquisição, sobe para dez o número de estações da CPTM com TDD´s

Usuários da Estação Ipiranga, da Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), têm agora um aparelho de telecomunicação para surdos, o Telecomunication Device for the Deaf (TDD). O equipamento permite às pessoas com deficiência auditiva ou de voz se comunicarem por telefone.

Localizado na plataforma 1, o aparelho fica próximo à sala da chefia, na área paga, para inibir a ação de vândalos. Com essa nova aquisição, sobe para dez o número de estações da CPTM com TDD´s. Além da estação Ipiranga, estão equipadas Barra Funda, Francisco Morato, Lapa, Santo Amaro, Tatuapé, Guaianases, Santo André, São Caetano e Mauá. As próximas a receberem o telefone são Luz, Lapa (Linha A), Água Branca.

Lançado em 2001, o TDD consiste num teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD, diretamente, possibilitando a comunicação entre duas pessoas com deficiência, sem o auxílio de telefonista. Para quem tem dificuldade em se comunicar com alguém, basta discar o número 1402.
Uma telefonista atende a ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita. O usuário especial também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 1402 e informe o número do TDD.

Da Agência Imprensa Oficial