Metropolitanos: EMTU recebe empresas interessadas na concorrência das obras do Pro-Pólos

Participantes conheceram os projetos, esclareceram dúvidas e conheceram o locais onde serão realizadas as obras

qua, 14/12/2005 - 16h15 | Do Portal do Governo

Os técnicos da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos receberam hoje, dia 13/12, representantes das empresas interessadas em participar da concorrência das obras do Pro-Pólos -Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – nos municípios de Arujá e Santa Isabel. Os participantes conheceram os projetos, esclareceram dúvidas e conheceram o locais onde serão realizadas as obras.

Esta visita técnica faz parte dos editais de concorrência para as obras do Programa Pro-Pólos e a participação das empresas interessadas é obrigatória, de acordo coma publicação no Diário Oficial do Estado. Os representantes das sete empresas ligadas à construção civil receberam um certificado e, a partir de agora, somente elas poderão entregar as propostas técnicas para o
certame.

Acessibilidade

O Pro-Pólos é um programa concebido e desenvolvido pelos técnicos da EMTU/SP que visa melhorar a acessibilidade da população aos meios de transporte nos principais núcleos urbanos de 64 municípios das três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista e Campinas).

De um modo geral as obras envolvem a recuperação de calçadas, construção e reforma de rampas para favorecer os deslocamentos de pedestres e de pessoas com dificuldade de locomoção; além de piso tátil para portadores de deficiência visual, bancos, lixeiras, abrigos de concreto, tratamento paisagístico, sinalização para o tráfego geral; entre outras. Estas medidas promoverão a integração entre o vários modos de transporte: linhas de ônibus, municipais e metropolitanas, trens e bicicletas em algumas cidades.

Na primeira fase do programa serão beneficiados os municípios de Arujá, Caieiras, Cajamar, Santa Isabel e Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, e Santa Bárbara d´Oeste, na Região Metropolitana de Campinas. Para definir as intervenções programadas no Pro-Pólos, a EMTU/SP consultou as respectivas prefeituras a fim de verificar a necessidade de cada município,
além de realizar estudos de viabilidade técnica nos núcleos urbanos, onde há concentração de atividades econômicas, sociais, de serviços públicos e movimentação de usuários do transporte metropolitano.

Assessoria de Imprensa da EMTU