Metropolitanos: CPTM reúne moradores e Subprefeitura do Itaim para discutir problemas

Programa visa aproximar sociedade civil do poder público

qui, 19/05/2005 - 18h51 | Do Portal do Governo

Conscientizar a população lindeira à linha F (Brás-Calmon Viana) sobre os riscos e transtornos causados pela travessia ilegal das vias, pelo lixo jogado na ferrovia, pelo vandalismo e pelo consumo de drogas.

Com o propósito de encaminhar soluções para esses problemas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoveu, na noite da última segunda-feira (16/05), na Igreja São João Batista, no bairro do Itaim Paulista, o primeiro encontro do programa ‘Comunidade Participativa’ de 2005.

Das 19h30 às 21h30, aproximadamente 30 pessoas – representantes da companhia, da Subprefeitura do Itaim Paulista e líderes comunitários – puderam debater, de maneira franca, algumas práticas nocivas à própria população e aos serviços prestados pela CPTM.

Segundo o assistente técnico do Serviço de Atendimento ao Usuário da empresa, Luiz Ferretti, algumas iniciativas deverão minimizar as conseqüências geradas pelo lixo atirado às vias e o vandalismo contra os trens. ‘Podemos fazer campanhas nas escolas, no sentido de reeducar os jovens’, diz. Para identificar quem comete vandalismo, uma alternativa seria a colocação nos muros da ferrovia de uma estrutura do tipo ‘disque-denúncia’, de acordo com Ferretti.

Em relação às travessias ilegais das vias, Ferretti esclareceu que a responsabilidade pela construção, conservação e segurança de passarelas externas não é da CPTM, mas das prefeituras municipais. No entanto, antecipou que as novas estações que serão construídas na região – Jardim Helena e Jardim Romano – facilitarão o acesso da população de um lado ao outro da ferrovia.

O chefe de gabinete da Subprefeitura do Itaim, Rogelio Salgado, destacou a importância das parcerias para solucionar os problemas, porém não se furtou às atribuições. ‘Essa é a função do poder público, melhorar a vida das pessoas’. Salgado afirma que o trem também é uma extensão das suas casas e muitas vezes é maltratado.

Sérgio de Carvalho Júnior, chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM, lembrou a importância de se organizar a comunidade. ‘Às vezes, o que sentimos falta nas pessoas é o sentimento de que podemos melhorar as coisas. Precisamos acreditar que há solução’, afirma, ressaltando que o trabalho de convidar a população para conversar é oportuno, pois as manifestações são encaminhadas à direção da empresa.

Na abertura do evento, os participantes ainda assistiram a um vídeo institucional da CPTM e receberam também o mapa de linha dos transportes metropolitanos. Em seguida, Ferretti fez uma pequena palestra, contando um pouco da história da empresa e o atual estágio dos projetos de melhoria para a Linha F.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

F.C.