Metropolitanos: CPTM promove reunião com torcidas organizadas para combater o vandalismo

Encontro ocorrerá nesta quarta-feira, dia 13, na Estação Brás

qua, 13/07/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

Para tentar diminuir os casos de vandalismo praticados por torcedores contra trens e estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Gerência de Segurança da empresa convidou os presidentes das principais torcidas organizadas de clubes da capital para que participem de uma reunião. O encontro está agendado para esta quarta-feira, dia 13, às 11 horas, na Estação Brás (Praça Agente Cícero, s/n – Largo da Concórdia).

Já confirmaram presença representantes da Gaviões da Fiel e Camisa 12 (Sport Clube Corinthians Paulista), da TUP e Mancha Verde (Sociedade Esportiva Palmeiras), além do pessoal da Independente e Dragões da Real (São Paulo Futebol Clube).

Com essa iniciativa, os profissionais da CPTM pretendem demonstrar aos presentes como é nocivo o comportamento inadequado dos torcedores nas dependências do sistema. E, assim, minimizar as ocorrências de vandalismo e tumulto entre as torcidas.

O gerente de segurança da companhia, Leopoldo Augusto Correa filho, comentará a importância do trem na vida da população e do próprio torcedor, a mobilização para o reparo dos equipamentos vandalizados, as alterações geradas na circulação da rede quando atos do gênero são praticados, os prejuízos financeiros e outros aspectos relevantes.

Além disso, serão exibidas imagens registradas pelas câmeras do circuito interno da CPTM, instaladas em 83 estações e monitoradas 24 horas. ‘A idéia é sensibilizar os líderes, demonstrando os danos que esse tipo de comportamento acarreta. Mas também alertá-los para as conseqüências, já que com o esquema de monitoramento nossas equipes podem agir rapidamente e os vândalos, agora, acabam identificados e punidos com muito mais facilidade’, explica Leopoldo.

Destruição

Em dias de jogos considerados clássicos nos campeonatos, são comuns depredações. No interior dos carros é onde ocorre a maior quantidade de ataques: luminárias são quebradas, mecanismos de abertura e fechamento das portas violados e depredados, bancos arrancados, painéis internos pichados, vidros e janelas riscados e queimados, entre outras arruaças.

Nas estações, essa turma não deixa por menos. Começam com a evasão de renda, já que danificam os bloqueios eletrônicos para burlar o pagamento de passagem. Também quebram as luminárias, arrancam materiais hidráulicos (torneiras e válvulas) e destróem equipamentos contra incêndio. Para completar, desrespeitam funcionários e demais usuários, provocando bagunça, agressões e até tentativas de homicídios, quando acontecem confrontos com rivais.

Saldo negativo

Em 2004, a CPTM registrou nove ocorrências envolvendo torcidas organizadas. Desse total, foram três casos de tumultos, três de danos à estação, uma apreensão de bomba caseira, uma tentativa de homicídio e uma pessoa ferida, que faleceu dias depois. A estação da Barra Funda, ponto comum para quem vai aos jogos promovidos no estádio do Pacaembu é o local onde a maioria das ocorrências acontece.

Já este ano, foram registrados seis casos: duas apreensões de bombas caseiras, uma agressão, uma apreensão de arma e dois episódios envolvendo danos a composições. Um no jogo disputado em 20/03, entre Corinthians e Palmeiras; e outro ocorrido em 13/04, quando torcedores do São Paulo provocaram avarias em uma composição que circulava na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi). O saldo foi uma janela arrancada, extintor de incêndio destruído, portas da cabine e do carro estouradas. Cinqüenta e cinco torcedores foram detidos e levados à Delegacia Seccional de Osasco. E o pior: o trem teve que ser retirado de circulação e os usuários sentiram na pele os prejuízos.

Esquema reforçado

Para garantir a ordem e minimizar a possibilidade de problemas, nas datas que são disputados jogos importantes parte do efetivo de seguranças da empresa é disponibilizado para realizar a escolta dos torcedores, durante as viagens. Também são realizadas blitze com o intuito de desarmá-los e a chegada das composições são controladas. A medida objetiva evitar o encontro de torcidas rivais nas plataformas das estações e coibir confrontos violentos.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)