Metropolitanos: CPTM promove campanha de conscientização sobre uso de álcool e drogas

Projeto será realizado na estação Ceasa na quinta-feira, dia 04

seg, 01/08/2005 - 17h15 | Do Portal do Governo

Mais uma jornada da ‘Campanha de sensibilização contra o uso e abuso de álcool e outras drogas’ será promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em suas dependências. Há três anos, a empresa vem desenvolvendo projetos ligados à temática, com dinâmicas para seus funcionários, familiares e também usuários do sistema.

Na próxima quinta-feira, dia 04, a ação ocorrerá na Estação Ceasa – Linha C (Osasco-Jurubatuba), atendendo quem utiliza os trens da rede. No período das 10h às 16h, profissionais da área de saúde e voluntários distribuirão panfletos contendo dados sobre dependência química e malefícios das drogas.

Além do pessoal da CPTM, participam dessa iniciativa representantes de instituições como o AA (Alcoólicos Anônimos), Alanon (Grupo de Auto-ajuda a Familiares de Alcoólatras), do ARANON (Narcóticos Anônimos), do N/A – Neuróticos Anônimos, NARANON (Grupo de Auto-ajuda à Família e Amigo de Narcóticos) e o NA (Narcóticos Anônimos).

Esse pessoal transmitirá aos usuários da ferrovia informações importantes sobre como identificar um possível caso de dependência na família e também onde buscar ajuda.

Programação

Depois da Berrini, o calendário de atividades contempla a Estação Jurubatuba, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), no dia 17 de agosto. Depois prossegue com eventos nas Linhas E e F, sempre no horário das 10h às 16h: São Miguel Paulista (13/09), Itaim Paulista (19/09), Eng° Manoel Feio (22/09), Itaquaquecetuba (27/09), Calmon Viana (05/10) e Estudantes (18/10).

Problema mundial

Dados do Ministério da Saúde revelam que o alcoolismo atinge de 10% a 15% da população mundial. Como exemplo de estatísticas mais próximas de nossa realidade, no Estado de São Paulo passa de 1 milhão o número de pessoas acometidas por esse mal.

Em função da relevância do tema, periodicamente a CPTM desenvolve campanhas em suas estações, dispondo-se a promover a conscientização sobre os danos causados pelo consumo de álcool e outras drogas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

J.C.