Metropolitanos: CPTM ganha prêmio de melhor empresa de transporte ferroviário de passageiros do país

Cerimônia será realizada no dia 23 de novembro

qua, 09/11/2005 - 18h19 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi eleita como a melhor empresa do modal Transporte Ferroviário de Passageiros, pela equipe técnica da revista ‘Transporte Moderno’, que promove o prêmio As Maiores e Melhores do Transporte e Logística. A cerimônia de premiação acontece no dia 23 de novembro (quarta-feira), das 12 às 16h, na Câmara Americana de Comércio (Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio, São Paulo-SP).

Com pouco mais de 13 anos de existência, a CPTM é a maior empresa de
transporte ferroviário de passageiros do Brasil. O prêmio foi concedido com base na análise de mais de 600 balanços referentes ao exercício de 2004.

Na mesma data, haverá o lançamento da próxima edição de Maiores & Melhores do Transporte e Logística, que traz as companhias que se destacaram em seus respectivos segmentos de atuação. A publicação, com tiragem de oito mil exemplares, é voltada para os dirigentes e executivos do setor de transporte e logística.

São 33 categorias, divididas em dois principais segmentos: ‘Indústria e Serviços’ e ‘Operadores’. Neste último, juntamente com a CPTM, as outras empresas indicadas como as melhores nas suas respectivas áreas de atuação são: Gol (Transporte Aéreo), Vale do Rio Doce (Operador Logístico), TAM (Holding de Transporte), Petrobrás – Transpetro (Transporte Marítimo e
Fluvial), MRS Logística SA (Transp. Ferroviário de Carga), Atlas (Transp. Rodoviário de Carga), Viação Cometa (Transp. Rodoviário de Passageiros), Viação Urbana (Transp. Metropolitano de Passageiros), Três Amigos (Transp. Fretamento e Turismo), Julio Simões (Transp. de Cargas e Serviços) e Correios (Courier).

Liderança

Nas seis linhas operacionais, atravessando, de norte a sul e de leste a oeste, a capital mais 21 municípios, diariamente, são transportados 1,3 milhão de usuários, em mais de 1.600 viagens. A distância percorrida pelostrens da CPTM por dia supera uma volta ao mundo – 40,6 mil Km. A companhia conta 88 estações operacionais, distribuídas por 270 km de vias. Em 2004, 368,8 milhões de usuários passaram pelo sistema, recorde em sua história.