Metropolitanos: CPTM comemora 12 anos com investimentos na recuperação e modernização do sistema

Será nesta sexta-feira, dia 28

qui, 27/05/2004 - 17h25 | Do Portal do Governo

Na véspera de completar 12 anos de existência, nesta sexta-feira, dia 28, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora resultados que reforçam a tendência de crescimento observada nos últimos anos. Trata-se de um dos modais de transporte coletivo que mais cresceu no Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), superado apenas pelo Metrô-SP, em números absolutos de passageiros transportados.

Hoje, com 355 trens, a CPTM trabalha na modernização do sistema, capacitando-se para receber uma demanda de cerca de três milhões de usuários, até 2010, que se somarão aos 1.250 milhão de passageiros/dia atuais, conquistados nos últimos nove anos.

A tendência no aumento de usuários vem desde 1998, quando foram registrados 247,32 milhões de transportados. Nos cinco anos seguintes, esse veio crescendo até alcançar 353,75 milhões de passageiros, em 2003, melhor marca desde sua criação em 1992. Grande parte desse sucesso é resultado dos US$ 1,5 bilhão investidos, desde 1995, pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar e melhorar seus serviços.

Futuro já

Um dos principais projetos hoje é a remodelação da Linha F (Brás–Guaianazes), que receberá novas estações, trens recuperados e reformados, além de melhorias nos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.

Outros projetos importantes são o Integração Centro, com a inauguração de sua primeira fase prevista para setembro deste ano, e o Expresso Aeroporto, que será construído com recursos da PPP (Parceria Público Privada) recentemente autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo.

As novidades não param por aí. A CPTM estenderá os serviços da Linha C até a região do Grajaú. Para receber o mesmo padrão de serviço da linha, o trecho de 8,5 quilômetros entre Jurubatuba e Grajaú sofrerá uma série de intervenções. A extensão do Expresso Leste até Suzano, que beneficiará os usuários da zona leste da Grande São Paulo, também já está sendo preparada com a licitação dos projetos básicos para modernização e atendimento à acessibilidade das estações do trecho entre Guaianazes e Estudantes, na Linha E, além de intervenções no trecho Calmon Viana e Suzano.

Qualidade dos serviços

Os serviços também estão sendo aprimorados. Um exemplo é o projeto “Estação Referência”, implantado em janeiro deste ano na Estação Lapa, da Linha A (Brás – Francisco Morato) e que servirá de modelo para as outras do sistema. A próxima será a Ipiranga, na Linha D (Luz–Rio Grande da Serra), que atualmente passa por reformas. O projeto visa estabelecer um modelo de gestão voltado para a excelência na prestação de serviço, além da adequação das instalações físicas, tanto para usuários como para os funcionários.

Há também o programa de modernização das estações, que prevê o início das obras de algumas delas ainda para 2004. Nos próximos anos, todas as estações receberão as adaptações necessárias para atender às exigências de acessibilidade, conforto e segurança, de acordo com os padrões atuais.

História

Fundada em 28 de maio de 1992, a CPTM recebeu uma herança de mais de um século: 270 quilômetros de linhas que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos. A lei de estadualização da empresa é de 26/05/92, quando houve a cisão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A malha ferroviária federal na região metropolitana passou para a CPTM. Em fevereiro de 96, houve incorporação de parte do patrimônio da Fepasa.

Outro investimento que também contribuiu para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços foi a modernização da Linha C. Paralela à Marginal Pinheiros, essa linha, de 24 Km, recebeu sete novas estações, além da aquisição dos dez novos trens alemães Siemens de última geração. Essa obra integra o “Projeto Sul de Trens Metropolitanos de São Paulo”, que também contemplou a construção da Linha 5 – Lilás, construída pela CPTM e operada pelo Metrô.

Além das obras de infra-estrutura das seis linhas do sistema, que incluem a via permanente, equipamentos, frota e estações, a empresa também reforçou a segurança pública e operacional, modernizou sua gestão administrativa e investiu pesado no treinamento e aperfeiçoamento de seu corpo funcional.