Metropolitanos: Cem Orcas começam a operar na região Sudeste da Grande São Paulo

Amanhã, 87 Orcas recebem o regulamento de prestação de serviços especiais do transporte complementar metropolitano da RMSP

qui, 11/09/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo

Contratados pela EMTU, os Orcas têm como objetivo prestar um serviço especial, por meio de veículos de menor porte, nas ligações metropolitanas

A partir da próxima semana, 100 Operadores Regionais Coletivos Autônomo – Orcas começarão a operar em ligações metropolitanas da sub-região Sudeste da Grande São Paulo. Desse total, 87 Orcas recebem no sábado, dia 13, o regulamento de prestação de serviços especiais do transporte complementar metropolitano da RMSP e o Certificado de Registro de Operação – CRO definitivo. Contratados pela EMTU, esses Orcas atenderão as ligações metropolitanas envolvendo as cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Mauá e São Paulo.

A EMTU também está viabilizando a contratação de mais 207 Orcas, que irão circular em ligações metropolitanas das sub-regiões Sudoeste, Oeste, Norte, Nordeste e Leste da Região Metropolitana de São Paulo. Hoje foi realizada a sessão pública para que uma parte desses Orcas pudessem escolher os serviços metropolitanos onde irão atuar. Na próxima segunda-feira, dia 15, serão realizadas mais duas sessões.

Após a escolha dos serviços, os 207 Orcas deverão apresentar a documentação necessária e seus veículos passarão por vistoria definitiva. Desse total, 60 serão contratados por empresas operadoras e o restante pela EMTU.

Além da contratação de 307 Orcas (incluindo os 100 da sub-região Sudeste), está em fase de estudo a criação de linhas e/ou serviços para absorver mais 70 Orcas. Ao viabilizar a contratação de um total de 377 Orcas, a EMTU concluirá a implantação do projeto Orca na Grande São Paulo. Atualmente, existe na Região um total de 646 Orcas, dos quais 245 estão operando em ligações metropolitanas das sub-regiões Sudoeste, Nordeste e Oeste. Outros 24 atuam no serviço especial Ponte Orca, que liga ponto a ponto estações do Metrô e da CPTM.

Objetivo do projeto

O projeto Orca tem como objetivo principal prestar um serviço especial, por meio de veículos de menor porte, em ligações metropolitanas, de forma a proporcionar aos usuários um serviço com qualidade e segurança. Os Orcas são obrigados a conceder gratuidades previstas em lei, adotar cinto de segurança e oferecer seguro de acidentes pessoais aos passageiros.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o serviço Orca foi criado em agosto de 1999, por meio da resolução n° 37, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A implantação do projeto incluiu quatro etapas: inscrição, seleção, qualificação e contratação.

Programa Orca na RMSP

Em operação

269

24 no serviço especial Ponte Orca

245 em ligações metropolitanas na RMSP

Em fase de contratação

307

Em fase de estudo

70

Total de Qualificados

646

Orcas em fase de contratação divididos por sub-região

Sudoeste – serviços metropolitanos envolvendo Itapecerica da Serra e São Paulo

43 Orcas

Oeste – serviços metropolitanos envolvendo Cotia, Itapevi e São Paulo

77 Orcas

Norte – serviços metropolitanos envolvendo Mairiporã e São Paulo

12 Orcas

Nordeste – serviços metropolitanos envolvendo Guarulhos e São Paulo

37 Orcas

Leste – serviços metropolitanos envolvendo Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes e São Paulo

38 Orcas

Sudeste – serviços metropolitanos envolvendo São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Mauá e São Paulo, além da ligação entre o Terminal Metropolitano Jabaquara e o Zoológico

100 Orcas

Total de Orcas em fase de contratação

307 Orcas