Metrô: Uma história de respeito aos idosos

Empresa oferece serviços especiais para Terceira Idade

qua, 24/09/2003 - 11h27 | Do Portal do Governo

Sensível às questões sociais dos moradores da Metrópole, a Companhia do Metrô, empresa do Governo do Estado de São Paulo, tem se destacado como modelo nas relações com a comunidade da terceira idade, com a concessão de benefícios como o Bilhete Especial do Idoso e na implantação da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (estação República) e de assentos reservados nas suas composições.

Bilhete Especial

O Bilhete Especial do Idoso do Metrô permite o acesso gratuito aos usuários com ou mais de 65 anos de idade. É um dos benefícios de maior alcance social, com cerca de 305 mil bilhetes, em utilização.

‘Desde a sua implantação em 9 de março de 1987, o Metrô já forneceu 7,4 milhões de Bilhetes do Idoso, entre cadastros e renovações’, afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Tem direito ao bilhete do Idoso do Metrô, todo cidadão, homem ou mulher, brasileiro ou estrangeiro, com 65 anos de idade ou mais.

Para obtê-lo, o interessado deve comparecer pessoalmente à loja 1 da estação Marechal Deodoro (linha 3-Vermelha), entre 8h30 e 16 horas, de segunda a sexta-feira, e apresente um documento de identificação, preferencialmente a Cédula de Identidade (RG).

No posto, após prestar informações, a pessoa obterá o seu bilhete especial, na hora, sem nenhum ônus.

O Bilhete tem validade para 180 dias, a partir da sua data de expedição. Terminado esse período, poderá ser revalidado em qualquer uma das 52 estações do sistema.

A Companhia do Metrô lembra que o Bilhete do Idoso, como todos os demais bilhetes especiais, é de uso pessoal e intransferível.

Delegacia do Idoso

Com o objetivo de agilizar o atendimento aos idosos vítimas de crimes como abandono, maus tratos e violência na Capital, a Companhia do Metrô, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, inaugurou em 29 de abril de 1992, a primeira Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso do país, no mezanino da Barra Funda.

Desde o dia 1º de outubro do ano passado, a Delegacia passou a atender na estação República (linha 3-Vermelha).

O horário de atendimento ao público é das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3256-3540 ou 3237-0666.

Assentos Reservados

Em atendimento a Lei Municipal nº 11.248 (1º/10/92) e a Resolução SNM nº 07 (24/09/91), da Secretaria dos Negócios Metropolitanos, que instituíram a reserva de assentos para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais nos sistemas de transporte coletivo da Capital, o Metrô, implantou a reserva de 52 lugares, nos primeiro trens e 48, nas novas composições.

Para a observância dessa medida, o Metrô instituiu uma série de ações, como a pintura dos bancos na cor cinza; reforço da comunicação visual, que se localiza acima dos bancos reservados; campanha educativa periódica, por intermédio de folhetos, cartazes e também de emissão de mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e trens.

Além da alta qualidade dos serviços prestados pelos seus funcionários -reconhecida em recente pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), como o serviço público de melhor avaliação-, o Metrô de São Paulo desenvolve inúmeros projetos de adequação em todas as suas dependências, que visam a eliminação de barreiras que dificultam os deslocamentos das pessoas no sistema, principalmente as de necessidades especiais.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.