Metrô: Termina na próxima semana a exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’

Público pode conferir as obras do pintor e escultor no corredor de interligação Metrô/CPTM na Estação Brás

seg, 25/11/2002 - 10h34 | Do Portal do Governo

Termina na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, a exposição ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’, no corredor de interligação Metrô/CPTM na Estação Brás.

O pintor, gravador, escultor, desenhista e ceramista Aldemir Martins recebe uma homenagem do povo paulistano ao completar 80 anos, mais de 50 vividos na cidade de São Paulo.

A mostra oferece para o ‘viajante’ da cidade, aquele que utiliza o Metrô e os trens da CPTM, a oportunidade de conhecer o traço, o desenho e a cor que tornaram o talento de Aldemir conhecido em todo o mundo. Aprovado pela Lei Roaunet, de Incentivo à Cultura, o projeto recebeu apoio do Metrô de São Paulo, da CPTM, do Banespa/Santander e da Contexto, que se uniram para sua viabilização.

Os passageiros poderão conferir a explosão de tons azuis, verdes, amarelos, criados com técnica e precisão contornando traços da vida do povo brasileiro, presentes nas obras de Aldemir Martins.

São 70 gravuras representativas da produção de cinco décadas, destacando no papel a criação em técnicas como xilogravura, metal, serigrafia e litografia. Os trabalhos, escolhidos pelo curador Umberto Mateus, permitem uma visão abrangente da habilidade de Aldemir na ocupação do espaço com temas variados como os primeiros cangaceiros, as rendeiras – figuras humanas do nordeste e também a flora e a fauna do Brasil.

A mostra, que permanece até o dia 2 de dezembro na Estação Brás – Metrô/CPTM, será montada em seguida na Estação Sé do Metrô (de 04/12 a 06/01/03).

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

A.M.