Metrô: Técnicos realizam a primeira detonação controlada de rochas em Pinheiros

A detonação será nesta terça-feira (23) e faz parte das obras da Linha 4-Amarela

seg, 22/08/2005 - 21h28 | Do Portal do Governo

Amanhã, 23, às 9 horas, o Consórcio Via Amarela, responsável pela construção das vias (túneis) e estações da Linha 4-Amarela fará a primeira detonação controlada de rochas no poço de serviço Ferreira de Araújo, em Pinheiros.

O poço, em obras na altura do número 1022 da rua Ferreira de Araújo, tem 12,4 metros de diâmetro e está com uma profundidade de 19 metros.

Ao atingir 33,7 metros, esse poço será utilizado para as escavações dos túneis duplos de passagem dos trens, um no sentido da estação Pinheiros e outro no sentido da estação Faria Lima. Na fase operacional, esse poço terá dupla função: renovar o ar do túnel e possibilitará a saída de passageiros em situações de emergência.

As detonações para a remoção de rochas, previstas pelos técnicos do Metrô, são semelhantes às que vem sendo realizadas, desde o início do ano, nas escavações da estação Butantã e no poço de Ventilação e Saída de Emergência da avenida Valdemar Ferreira, no acesso à Universidade de São Paulo (USP).

Visando preservar a segurança e a tranquilidade da população envolvida, o Consórcio Via Amarela, em conjunto com o Metrô, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Polícia Militar e a Defesa Civil, já elaborou -com base em pesquisa domiciliar- um perfil dos moradores e das atividades desenvolvidas nos imóveis próximos das escavações (num raio de 250 metros).

No início deste mês, moradores e motoristas que circulam pela rua Ferreira de Araújo e imediações foram informados dessas ações, por intermédio de folhetos explicativos (anexo), distribuídos nas residências e estabelecimentos comerciais, além de faixas de trânsito, fixadas nos principais cruzamentos.

Procedimentos de segurança

Para garantir a segurança da população nos momentos que antecedem as detonações, a CET interromperá momentaneamente a circulação de veículos e de pedestres nas áreas próximas do poço Ferreira de Araújo.

O aviso sobre a detonação dos explosivos obedecerá a quatro toques de sirene: o primeiro, a 10 minutos da detonação, será para retirada das pessoas das áreas de risco; o segundo, a cinco minutos, para fazer o bloqueio de pedestres; o terceiro, a três minutos, para bloqueio do trânsito e aviso para a detonação; o quarto toque, após a explosão, será para a liberação da área.

A recomendação dos técnicos é que, após o primeiro toque da sirene, nenhuma pessoa transite nas áreas isoladas, num raio de 100 metros. Além disso, janelas e portas de vidro de casas deverão ser mantidas abertas para evitar eventuais quebras de vidraças.

Mais esclarecimentos sobre as detonações controladas poderão ser obtidas com Departamento de Relações Públicas do Consórcio Via Amarela, pelo telefone 3023-3655 ramal 251.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô