Metrô: Segurança será reforçada durante os festejos de final de ano

Companhia iniciou hoje a campanha 'Não Deixe a Ocasião Fazer o Ladrão'

seg, 17/11/2003 - 13h36 | Do Portal do Governo

O Metrô inicia nesta segunda-feira, dia 17, a campanha de segurança ‘Não Deixe a Ocasião Fazer o Ladrão’, durante as festas de final de ano, que visa alertar os usuários sobre os riscos de roubos e furtos nas suas dependências, em função do aquecimento da economia com a antecipação das compras natalinas e o conseqüente aumento de usuários no sistema.

Essa iniciativa, em prol da segurança dos usuários, explicou Luiz Carlos David, presidente do Metrô, é mais uma ação para a redução do número de ocorrências de segurança pública no sistema. Este ano, o número registros dentro do Metrô, por milhão de passageiros transportados, vem se mantendo dentro dos níveis de queda (-38%), verificado no ano passado em relação a 2001.

Pelos estudos do Corpo de Segurança do Metrô, no mês de outubro houve um aumento da presença de batedores de carteira ao longo das estações. A ocorrência de segurança mais comum é o furto, totalizando 30% das reclamações. A maior incidência é com as mulheres (79%), na idade entre 18 a 25 anos (52%). Os homens totalizam 21% das reclamações, sendo que a faixa etária entre 18 e 25 anos é a maior reclamante (34%).

Os principais atrativos para os batedores de carteira são as bolsas a tira-colo, celulares presos nas alças das bolsas e nas cintas das calças, mochila nas costas e carteiras nos bolsos de trás das calças. As ações normalmente ocorrem nas plataformas e no interior dos trens, no momento do embarque e do desembarque.

Orientações de segurança

As recomendações de segurança são manter bolsas e mochilas sempre na frente do corpo, não deixar celulares expostos, ficar atento, principalmente nos acessos das estações, nas plataformas ao embarcar, nos trens durante a viagem e no desembarque, nos horários de maior movimento. Além disso, os usuários devem acionar, sempre, os agentes de estação, ao se depararem com atitudes suspeitas.

É fundamental a participação do usuário, estando atento aos seus pertences e atuando como agente de informações em tempo real, pois a sua denúncia no momento em que percebe que o furto está para acontecer aumenta a possibilidade de eficácia do Corpo de Segurança da empresa, garantindo cada vez mais a redução dos delitos, o que assegura a melhoria contínua dos nossos serviços.

Ações da Campanha

A Campanha será realizada ao longo de todo o sistema metroviário e será intensificada nas estações Sé, Brás e Barra Funda, que são os pontos mais críticos, complementando a ação do Corpo de Segurança, que estará distribuindo folheto aos usuários abordados em situações que favoreçam a atuação do batedor de carteira, com as dicas de como evitar problemas.

Serão distribuídos 250 mil folhetos até 6 de janeiro próximo. Além disso, serão colados 720 adesivos sobre o tema da Campanha nos trens, 35 painéis nas estações abordarão o assunto e sete banners serão instalados em Sé, Brás e Barra Funda.

Investimentos em Segurança

A Companhia tem investido em questões de segurança desde 2000, contratando novos agentes – hoje o quadro é composto de 918 agentes – adotando sistema científico de estudo e mapeamento das ocorrências e definição de estratégias. Também investiu em equipamentos de apoio – como sistemas de comunicação e monitoração, acessórios de defesa e proteção e veículos – e em treinamento e requalificação de empregados e controle do desempenho, de acordo com o Sistema de Gestão de Qualidade – ISO 9001, versão 2000.

Além dos investimentos, o Metrô mantém estreita relação com as polícias Civil e Militar, que auxiliam nas questões de segurança pública.

Do Departamernto de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)