Metrô realiza primeiro simulado de incêndio na linha Capão Redondo/Largo Treze

Simulação será realizada quinta-feira, dia 29, às 10h45

qui, 29/05/2003 - 8h34 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 29, às 10h45, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) realizará o primeiro simulado de incêndio e salvamento na linha 5 – Lilás, (Capão Redondo – Largo Treze). O treinamento, desta vez, irá ocorrer na estação Santo Amaro e tem como objetivo avaliar a atuação conjunta entre a Brigada de Incêndio do Metrô e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o roteiro, na estação Giovanni Gronchi, dois carros do trem alinhado serão esvaziados e, após o embarque de figurantes, seguirá em direção a estação Santo Amaro. No trajeto, bombas de fumaça serão acionadas simulando um incêndio no interior dos dois vagões. Durante a simulação, os usuários serão orientados sobre o treinamento, por meio do sistema de som do trem e das estações.

O salvamento deverá ter início, na estação Santo Amaro, às 10h46, um minuto após a chegada do trem na plataforma, inicialmente pelos brigadistas do Metrô; e às 10h50, pelo Corpo de Bombeiros. A liberação do trem deverá ocorrer às 10h54, ou seja, nove minutos após o início da ocorrência.

O evento contará com a presença do Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do Diretor de Operação do Metrô, Décio Tambelli. Atualmente, o Metrô conta com cerca de cinco mil funcionários treinados, que compõem as brigadas de incêndio das estações, pátios e prédios administrativos.

Um convênio firmado em 1988, entre o Metrô e Corpo de Bombeiros já possibilitou, até o momento, a realização de 17 simulações. Até o final deste ano, estão previstos, ainda, mais dois simulados, que serão realizados nas estações Brigadeiro (linha- 2 – Verde) e Penha (linha – 3 – Vermelha).

Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)