Metrô realiza o maior simulado de incêndio de sua história

Aviso de Pauta - Sábado, dia 24

ter, 20/11/2001 - 17h35 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 24, às 10 horas, será realizado um simulado de incêndio completo, na estação Sé do Metrô. São parceiros nesse treinamento as Polícias Militar e Civil, Aeronáutica, Secretarias da Saúde e Defesa Civil estaduais e municipais, Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE, Cia. de Engenharia de Tráfego – CET e Instituto Médico Legal – IML, além do Metrô e do Corpo de Bombeiros, totalizando aproximadamente 700 pessoas.

O simulado tem como principal objetivo treinar os funcionários do Metrô e possibilitar ao Corpo de Bombeiros conhecer as características do sistema metroviário. O treinamento visa, também, garantir a segurança dos usuários e a preservação do patrimônio público na eventualidade de situações de emergência.

Assim como os dois simulados anteriores (realizados em julho e em outubro), este evento será realizado durante a operação comercial. De acordo com o roteiro, 51 figurantes e estudantes de medicina estarão na estação e no terceiro e quarto carros de um trem na Linha 3 – Vermelha, sentido Barra Funda, locais onde ocorrerão os princípios de incêndio. Do total de ‘vítimas’, quatro serão fatais e o restante sofrerá diferentes tipos de traumas, como queimadura, lesão e politraumatismo.

Um convênio firmado em 1988, entre o Corpo de Bombeiros e o Metrô (empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo), possibilitou a realização de 11 simulados nas estações até outubro passado. Neste ano, foram realizadas três, sendo que cada um deles envolveu, em média, 60 pessoas.

Os jornalistas deverão chegar às 9h30 para que possam receber as instruções sobre o roteiro do simulado. Após o evento representantes do Metrô e do Corpo de Bombeiros darão uma entrevista coletiva à imprensa.

Data: Sábado, dia 24 de novembro de 2001
Horário: 10h00
Local:Estação Sé do Metrô – Plataforma lateral, sentido Barra Funda, da Linha 3 – Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda)

Visite o site do Metrô.