Metrô realiza demolição de imóveis para construção da estação Ipiranga da Linha 2

Expansão de 3,4 km entra em serviço em 2006

ter, 14/06/2005 - 13h29 | Do Portal do Governo

A área da futura estação Ipiranga, uma das três novas estações do Metrô que serão inauguradas no próximo ano, na expansão da Linha 2 – Verde (Vila Madalena – Ipiranga), está em processo de desapropriação e inclui a demolição de 14 imóveis, com aporte de R$ 5 milhões de recursos do Governo do Estado.

Dos 14 imóveis, localizados em área de 3.622 m2, oito estão liberados para desapropriação, seis dependem de imissão na posse, um já foi demolido e outros dois já estão em processo de demolição.

Tão logo encerre a demolição desses imóveis será iniciada a escavação de um poço para a construção da estação, com 32 metros de diâmetro e 30 metros de profundidade, construído pelo método New Austrian Tunneling Method (NATM). Entre as estações Imigrantes e Ipiranga, o Metrô já constrói o poço de ventilação Domingos Ferreira.

A estação Ipiranga, que será implantada no cruzamento das avenidas Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, terá dois acessos, uma bilheteria, sete bloqueios, sete escadas fixas, seis escadas rolantes.

Expansão de 3,4 km entra em serviço em 2006

A Linha 2-Verde do Metrô, que opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa, numa extensão de 7 quilômetros, terá um acréscimo de 3,4 km com as obras da expansão atual, rumo ao Ipiranga.

O Metrô prevê que o novo trecho será responsável pelo atendimento diário de 90 mil usuários, o que elevará a demanda da linha 2 de 280 mil para 370 mil passageiros.

‘A nossa meta é que os primeiros 2,9 quilômetros do prolongamento, entre a estação Ana Rosa e a estação Imigrantes, iniciem a operação comercial no final de março do ano que vem’, destaca Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

‘Já o trecho de 500 metros entre as estações Imigrantes e Ipiranga, que totalizará os 3,4 km de expansão, deverá ser entregue em setembro de 2006,com a inauguração da estação Ipiranga’, esclarece o presidente da Companhia.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô