Metrô: Projeto Ação Escolar bate recorde de atendimento em 2003

Com 10 anos de existência, o projeto já atendeu cerca de 147 mil alunos

qua, 07/01/2004 - 13h28 | Do Portal do Governo

Com 10 anos de existência, o Projeto Ação Escolar já atendeu cerca de 147 mil alunos das redes de ensino estadual, municipal e particular, inclusive escolas para portadores de necessidades especiais.

Durante o ano de 2003, foram cerca de 7.647 visitas monitoradas, valor 32% superior ao público de 2002, com cerca de 5.782 visitas. Entre as instituições de ensino participantes, estiveram o Colégio Dante Alighieri, a Ong Casa do Zezinho, o Colégio Anhembi Morumbi e a obra social Dom Bosco.

Criado em 1993, o Projeto Ação Escolar busca satisfazer a curiosidade do público infanto-juvenil sobre o funcionamento deste sistema de transporte, preparar o futuro usuário para a correta utilização, bem como conscientizá-lo da necessidade da preservação do patrimônio público. Outro aspecto ressaltado, é a importância do transporte público para a qualidade de vida da cidade.

As visitas duram três horas, aproximadamente, e são bastante dinâmicas e interativas, alternando conteúdo pedagógico com atividades lúdicas. A programação tem início na rua Vergueiro, 1200, onde fica o Centro de Controle Operacional – CCO do Metrô, passa pelo show room da Sala de Controle Centralizado e se encerra nas estações e trens.

O público-alvo é composto por crianças e jovens de 6 a 16 anos e as escolas são atendidas às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 9 às 11h30 e das 14 às 16h30.

Quando o Metrô implanta novas linhas ou trechos, o Ação Escolar visita escolas localizadas nessas áreas, como ocorreu em 2002, antes da linha 5/Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) entrar em operação. Nessas situações, o Metrô desenvolve programas de apresentação e treinamento do novo usuário, permitindo o uso correto do novo transporte, sua conservação e valorização.

As escolas interessadas devem encaminhar carta ou ofício para o Departamento de Marketing e Comunicação do Metrô, ou e-mail para rpeventos@metrosp.com.br

Mais informações e fotos podem ser acessadas no site www.metro.sp.gov.br, no link ‘Projeto Ação Escolar’.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)