Metrô: Programa de coleta seletiva tem adesão maciça dos funcionários

Proposta de ampliação desse programa para as estações está em fase de estudos

ter, 26/08/2003 - 9h31 | Do Portal do Governo

O programa Reciclar do Metrô, implantado em 22 de abril deste ano, tem adesão maciça dos funcionários. O objetivo promover a educação ambiental da população metroviária e ao mesmo tempo, inserir o Metrô no rol das empresas ambientalmente responsáveis.

O programa está em andamento em cinco edifícios administrativos da Companhia do Metrô: Metrô I (rua Augusta, 1626), Metrô II (rua Luís Coelho, 147), STM (avenida Paulista, 402), GCC (rua Vergueiro, 1.505) e CCO (rua Vergueiro, 1200).

Nos três primeiros meses de funcionamento, de abril a julho, o programa coletou cerca de 23 mil quilos de materiais recicláveis entre papel (19.296), plástico (3.911), metal (18) e vidro (17).

Conscientização

Para avaliar a participação dos seus empregados, o Metrô implantou um índice de controle que monitora a quantidade de coletores onde os materiais são descartados corretamente. Na primeira medição, no dia 9 de maio, o índice geral de participação foi de 60%, saltando para 69% na semana seguinte. No final de julho, o índice de chegou a 79%.

Segundo a Gerência de Serviços Administrativos do Metrô, gestora do programa, a adesão dos empregados se deve em grande parte ao trabalho voluntário desenvolvido por cerca de 70 facilitadores, que atuam na fiscalização, controle e conscientização da coleta. É importante destacar também o tratamento realizado pelo pessoal das equipes de limpeza das empresas contratadas, que tem tido um papel primordial no sucesso do programa.

Função Social

Todo o material reciclável é coletado e tratado por uma empresa especializada, que realiza este trabalho por intermédio de uma parceria firmada entre o Metrô e o Instituto Recicle Milhões de Vida (IRMV), que destina os recursos da venda desses materiais para entidades assistenciais.

O Metrô recolhe diariamente, nos seus cinco edifícios administrativos, em média, 300 quilos de papel e 50 quilos entre plásticos, metais e vidros.

As pilhas e baterias, considerados produtos tóxicos, são encaminhadas para a área de Manutenção, que dá uma destinação adequada, juntamente com outros resíduos similares gerados no sistema.

Atualmente, o Programa Reciclar da Companhia se restringe aos edifícios administrativos. A proposta de ampliação desse programa para outras áreas do Metrô, incluindo as estações, está em fase de estudos.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)