Metrô: Programa Agita Galera incentiva combate ao sedentarismo

Sedentarismo atinge mais de 50% da população

seg, 26/08/2002 - 16h57 | Do Portal do Governo

Entre as atividades do Agita Galera, evento que mais uma vez mobilizará mais de 10 milhões de paulistas nesta sexta-feira, dia 30, estará ocorrendo uma intervenção em quatro estações do Metrô paulistano.

Das 9h às 17 horas, monitores do Programa Agita São Paulo, Senac, ACM e Doutores da Folia estarão nas estações Sé, Brás, Jabaquara e Barra Funda realizando atividades físicas com os usuários do Metrô. Serão realizadas atividades de alongamento, massagem, ginástica laboral, além da distribuição de folhetos e adesivos para conscientização da população sobre a importância da atividade física para a saúde.

O sistema de som do Metrô irá divulgar, durante todo o dia, mensagens e dicas de como incorporar a atividade física
no dia-a-dia para mais de 1 milhão de pessoas que circulam por dia nas 4 estações. O grupo Doutores da Folia fará intervenções também dentro dos vagões sensibilizando a população sobre a importância de trocar comportamentos sedentários por um estilo de vida ativo, como usar escada fixa ao invés da rolante. Números demonstram sucesso do programa Agita São Paulo

O Agita Galera é um dos eventos que integram o programa Agita São Paulo, criado em 1996 sob a coordenação do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS). Os resultados do Programa são confirmados por recente pesquisa realizada pela Francischini com mais de 2 mil entrevistados.

Segundo esta pesquisa, o percentual de pessoas regularmente ativas no Estado de São Paulo teve um crescimento surpreendente. Na pesquisa realizada em 2000, apenas cerca de 30% dos entrevistados declararam fazer alguma atividade física. Na pesquisa da
Francischini este número subiu para 53,5% do total de entrevistados.

O Agita Mundo realizado em 06 de abril foi um sucesso e espalhou a idéia do Agita Galera para 126 países. Foram realizados 1644 eventos, sendo 24 na Oceania, 116 na Ásia, 64 na África, 84 na Europa, 1356 nas Américas – 45 na América do Norte, 20 na América Central e 1291 na América do Sul. O Brasil colaborou com a promoção de 1120 eventos, 953 só no Estado de São Paulo.