Metrô: Programa Ação Cultural promove 16 atrações em setembro

Destaques do mês são arte marcial, artes plásticas e fotografia

ter, 06/09/2005 - 13h54 | Do Portal do Governo

Metrô: Programa Ação Cultural promove 16 atrações em setembro
Destaques do mês são arte marcial, artes plásticas e fotografia

O Programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de setembro, 16 exposições em várias estações metroviárias. São mostras variadas, que incluem arte marcial, artes plásticas e fotografia. O público pode ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana da estação Liberdade, não é necessário passar pelas catracas, já que ela está em área não-paga.

Programação de Setembro:

‘Kung Fu Wusho no Metrô’, dias 15 e 29 de setembro, às 12h30, na Estação Sé. A antiga arte marcial chinesa, que é praticada no Brasil desde a década de 60, será destaque em duas apresentações. Estima-se a presença de 30 praticantes, que demonstrarão golpes da categoria Kung Fu Wushu, luta combinada (coreografia), além de apresentações de armas tradicionais chinesas.

‘Viagem’, de 5 a 30 de setembro, na Estação Sé. O artista paulista Antonio Titto, aos 82 anos de idade, expõe 28 trabalhos no estilo Optical Art. As formas e as cores são criadas a partir do uso do bico de pena e nanquim, trabalho que exige grande precisão técnica. O uso da geometria consegue dar movimento às figuras, propiciando ao observador uma impressão lúdica e hipnótica. O mais curioso é a capacidade de Titto em dividir 1 cm por até 128 triângulos.

‘As Caras da Cidade’, de 10 de setembro a 13 de outubro, na Estação Santa Cecília. Mostra fotográfica das 15 fotos vencedoras da 1ª etapa do concurso fotográfico do Metrô. O desafio aos participantes era retratar ‘As Caras da Cidade’, os diversos lugares e a variedade de pessoas que circulam nesta metrópole.

‘Cow Parade – Circuito das Vacas’, de 4 a 30 de setembro, nas Estações República, Sé, Tatuapé e Ana Rosa. Evento de arte pública que espalha na capital paulista esculturas de vacas em tamanho natural e decoradas por artistas, como o estilista Lino Villa Ventura e os artistas plásticos Romero Britto e Guto Lacaz. Ao final do circuito, as peças serão leiloadas e parta da renda arrecadada será doada à Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Estação República recebe a exposição ‘São Paulo a Lápis’, de 10 a 30 de setembro, mostra composta por obras do artista Marcelo Senna, que retrata São Paulo utilizando lapiseira e lápis. Dentre os pontos retratados estão a avenida Paulista, a Catedral da Sé, a Estação Júlio Prestes e o Edifício Itália.

‘Arlequinadas’, de 10 a 30 de setembro, na Estação República. Mostra que reúne oito painéis de 140 x 200 cm, nos quais a artista Angélica Pedroso faz uma alusão às janelas dos vagões, através do uso da transparência e da composição com personagens típicos de carnaval: arlequins e colombinas.

‘Terra Ar Fogo & Mar’, de 10 a 30 de setembro, na Estação Paraíso. Exposição baseada no livro homônimo apresenta 49 telas e 53 poemas da autora Judith Ribeiro de Carvalho. A artista relata a sua experiência em viver próximo à natureza , durante os anos que morou em Ubatuba.

‘Politicagem’, de 10 a 30 de setembro, na Estação Vila Madalena. Exposição composta por oito painéis que simulam uma campanha eleitoral. Os artistas Malysse e Novaes atuam como se fossem candidatos.

‘Patrimônio Mundial no Brasil’, 10 a 30 de setembro, na Estação Clínicas. Mostra de 54 painéis fotográficos que retratam cada um dos 17 sítios brasileiros que estão na lista de patrimônio mundial, cultural e natural da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).Dentre os principais locais estão a Cidade Histórica de Ouro Preto, a Mata Atlântica, Centro Histórico de Olinda e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

‘De Abstrações e Cores’, de 10 a 30 de setembro, na Estação Vila Madalena. Exposição composta por várias telas abstracionistas, que ressaltam as combinações de cores, composições e texturas. As técnicas mais utilizadas pelos artistas são colagem, tinta acrílica e óleo.

‘IV Centenário de Dom Quixote – Brasil’, 10 a 25 de setembro, na Estação Sé. Mostra que conta um pouco da vida do famoso escritor espanhol Miguel de Cervantes e de seus principais personagens, Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança, além da influência dessas figuras na área das artes, pintura, música e cinema.

A vitrine da Estação Trianon-Masp, em área não-paga, recebe a exposição ‘Pintores Brasileiros na Coleção do Masp’, de 1 a 30 de setembro. Trata-se da terceira exposição de uma série, agora com obras do pintor Benedito Calixto, autor que retrata temas ligados à religiosidade e à história brasileira.

A Estação Tiradentes recebe a exposição ‘Paramentos Litúrgicos’, de 10 de setembro a 30 de novembro. O Museu de Arte Sacra expões seu acervo de vestes litúrgicas, utilizadas pelo sacerdotes católicos durante a celebração das missas e festas religiosas.

‘Morungaba: Expressão e (Re) Conhecimento pelas Artes’, de 2 a 30 de setembro, na Estação Sé. Mostra de imagens das oficinas integradas de dança, capoeira e artes realizadas pela ONG Morungaba. Fundada em 1989, a organização se preocupa com a inclusão social de pessoas deficientes e de diferentes classes sócio-econômicas, através de atividades artísticas.

Vitrine de Ikebana’, de 1 a 30 de setembro, na Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

A Estação Jardim São Paulo recebe a exposição ‘Escrevendo o Futuro’, de 10 a 30 de setembro, projeto que envolve crianças e educadores da rede pública com o objetivo de aperfeiçoar a criação de textos. O programa busca a melhoria dos textos de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.

Programação da Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso

No dia 14 de setembro, às 15 h, a Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso, terá a presença do escritor e cineasta Valdi Ercolani para um bate-papo sobre sobre o universo da literatura infanto-juvenil. A palestra contará com a participação do músico Chiquinho de Almeida, que ilustrará musicalmente as histórias de Valdi.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.