Metrô: Programa Ação Cultural promove 15 exposições

Com temática variada, mostras incluem principalmente fotografia e artes plásticas

ter, 06/04/2004 - 11h18 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), com seu programa Ação Cultural, promove, a partir da próxima quinta-feira, dia 8, 15 exposições diferentes, em diversas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. Com temática variada, as mostras incluem principalmente fotografia e artes plásticas.

  • ‘São Paulo de Portas Abertas’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Sé. Exposição de fotos retratando aspectos pouco explorados da cidade de São Paulo ao completar 450 anos. A mostra, realizada pelo CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo), utiliza imagens da artista plástica e fotógrafa Cláudia Proushan, autora do livro ‘Tibet – no coração do Himalaia’.
  • ‘Imagens da Avenida Paulista’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Sé. Exposição de painéis com imagens que ilustram o livro ‘Conjunto Nacional – A conquista da Paulista’, do jornalista Angelo Iacocca, destacando a história da avenida Paulista e das cinco décadas do edifício Conjunto Nacional, lá situado.
  • ‘Pedalando para o Futuro’ – de 8 a 30 de abril, na Estação República. Exposição sobre a história da bicicleta, que remonta ao século XIX, quando foi criado o ‘celerífero’, primeiro modelo, produzido em madeira. A mostra, realizada pela fábrica Caloi, reúne cerca de 25 peças, entre réplicas, como a do ‘celerífero’ e da ‘draisiana’, outro modelo do século XIX, até criações mais recentes, produzidas no Brasil pela Caloi.
  • ‘Restauração do Palácio Campos Elíseos’ – de 8 a 30 de abril, na Estação República. Exposição do projeto de reforma e restauro deste edifício que, marco histórico da cultura da sociedade paulista, hoje é sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
  • ‘São Paulo: Um caso de Amor com 450 Pontos de Vista’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Paraíso.Mostra, com a curadoria da fotógrafa Teca Araújo e da jornalista Letícia Sá Motta, em homenagem ao aniversário da cidade, com fotos inéditas de 450 fotógrafos.
  • ‘Caminhos de Ferro’ – de 8 a 30 de abril, na ‘Vitrine do Masp’, espaço de exposições do Museu de Arte de São Paulo na Estação Trianon – Masp do Metrô. Mostra fotográfica, pertencente à Coleção Pirelli – Masp, com foco em cenas dos ‘caminhos de ferro’, homenageando os 150 anos da ferrovia no Brasil.
  • ‘Exuberantes Cores Brasileiras’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Ana Rosa. Exposição de pinturas do artista plástico Roberto Rossi.
  • ‘Anjos’ – de 8 a 30 de abril, no ‘Espaço Design’ da Estação São Bento. Exposição de obras em terracota e base em madeira, representando anjos, do artista Fabio Novi.
  • ’25 de Março em Vitrina’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Clínicas. Exposição, com imagens e entrevistas, realizada pela artista plástica Fátima Lourenço para o SENAC, focalizando as vitrines e a própria história da rua 25 de Março, tradicional ponto de comércio paulistano e reduto de imigrantes libaneses e sírios.
  • ‘Projeto Tietê’ – de 13 a 30 de abril, na Estação Capão Redondo. Exposição fotográfica, da Sabesp, com imagens históricas do rio Tietê (que passa atualmente pela segunda etapa de seu programa de despoluição, realizado pelo Governo do Estado).
  • ‘Pintou Limpeza’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Vila das Belezas. Exposição integrante da campanha de mesmo nome que visa conscientizar a população para a melhoria da situação do lixo na cidade de São Paulo. Obras utilizando embalagens recicladas.
  • ‘Olhar São Paulo’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Corinthians-Itaquera. Exposição de 30 fotos feitas com câmeras artesanais por jovens carentes de diferentes bairros da Capital.
  • ‘Vitrine de Ikebana’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Liberdade.Trabalhos de ikebana, arte milenar japonesa, baseada no arranjo floral.
  • ‘Sabesp Ano 30’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Largo Treze. Exposição com relato da história da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, destacando as soluções implementadas pela empresa.
  • ‘Virado Paulista’ – de 8 a 30 de abril, na Estação Santo Amaro. Exposição produzida por jovens e crianças de baixa renda atendidos pela Casa do Zezinho (renomada instituição paulistana na área de formação e apoio pedagógicos).

    Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

    (AM)