Metrô: Programa Ação Cultural promove 15 atrações no mês de julho

Confira a relação dos locais e as atrações

seg, 05/07/2004 - 9h22 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 5, várias estações do Metrô estarão apresentando exposições artístico-culturais que poderão ser apreciadas gratuitamente por quem estiver dentro do sistema metroviário. São 15 atrações no mês de julho, promovidas pelo programa Ação Cultural da Companhia.

  • Gravuras, de Evandro Carlos Jardim, na vitrine do Masp (Museu de Arte de São Paulo) dentro da Estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Ana Rosa). São 27 obras, cedidas pelo Masp, de um dos maiores nomes da gravura brasileira.
  • ‘P&B2′(preto e branco ao quadrado): exposição de 35 quadros do artista plástico Marcelo Gutierrez ‘Gutz’, a partir de aplicações com material reciclado.Estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha (Barra Funda – Corinthians/Itaquera).
  • ‘O Universo Feminino na Propaganda’, na Estação Vila Madalena , da Linha 2-Verde (Vila Madalena-Ana Rosa).Mostra que revela as mudanças sócio-culturais do país retratando as diversas imagens idealizadas que, ao longo das últimas décadas, foram associadas às mulheres pela criação publicitária, a partir de cartazes, rótulos, fotografias e ventarolas integrantes de peças publicitárias realizadas a partir de 1920 para as marcas de bebidas da empresa AmBev (American Beverage Co.).
  • ‘Letras do Coração’, em cartaz, no período de 1 a 19 de julho, na Estação República, da Linha 3-Vermelha (Barra Funda-Corinthians/Itaquera).Exposição de poemas e poesias, do jornalista Udo Haddad, destacando sentimentos e situações fundamentais da existência humana: amor, paixão, saudade, amizade, prazeres, vontades, solidão e desejo de viver.
  • ‘Bandeiras’: exposição na Estação República , de 1º a 19 de outubro, de quatro telas do artista plástico Diogo Bergamasco, com criações utilizando símbolos e signos de várias bandeiras.
  • ‘Olga – Muitas paixões numa só vida’: exposição de fotos, figurinos e objetos cenográficos do filme brasileiro ‘Olga’, na Estação República, de 26 de julho a 27 de agosto. Na oportunidade, serão projetados, em uma tela de plasma, o trailer e o making off do filme. Os visitantes da exposição poderão participar de concurso que premiará, com ingressos duplos para ver o filme em sessão especial, 350 pessoas autoras das melhores frases.
  • ‘São Paulo: um caso de Amor com 450 Pontos de Vista’, na Estação Clínicas, da Linha 2-Verde. Trata-se de exposição fotográfica inédita, a quarta de uma série de seis, com imagens realizadas por 450 fotógrafos lembrando os 450 anos da cidade de São Paulo.
  • ’60 Anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP’: exposição, na Estação Clínicas, de 80 fotografias sobre os 60 anos de existência deste que é um dos mais renomados centros hospitalares e de pesquisa médica da América Latina.
  • ‘São Paulo em Aquarelas’: na Estação Corinthians/Itaquera, traz obras da artista plástica Diana Dorothèa Danon, com foco nos bairros paulistanos do Brás e Luz.
  • ‘Jovens da Febem revelam São Paulo’: exposição de fotos, na Estação Brás (Linha 3-Vermelha), feitas por adolescentes internos da Febem tendo como tema pontos históricos da capital paulista em seus 450 anos de vida.
  • Vitrine de Ikebana:instalação permanente, com renovação periódica de trabalhos, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais, na Estação Liberdade (Linha 1-Azul).

    Quatro exposições do Greenpeace na Estação Sé

    O Greenpeace, organização internacional dedicada à defesa do meio ambiente, apresenta quatro exposições temáticas, reunidas na Estação Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha). ‘Amazônia’ destaca a importância e as ameaças de devastação ambiental da maior floresta tropical do mundo.’Energia’ enfoca as novas alternativas de energia limpa e renovável, como a eólica, a solar e a da biomassa.’Substâncias Tóxicas’ ressalta os perigos de compostos químicos tóxicos para o meio ambiente e para a saúde humana.’Transgênicos’ concentra atenção na engenharia genética e nos alimentos gerados a partir de sua utilização.

    Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô

    (AM)