Metrô: Programa Ação Cultural oferece 16 atrações neste mês

São 11 exposições inéditas neste mês

seg, 07/06/2004 - 19h57 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de junho, 16 atrações artístico-culturais em várias estações metroviárias. São 11 exposições inéditas, que permanecem até o dia 28.

‘O Universo Feminino na Propaganda’: exposição, na Estação República (da Linha 3 – Vermelha), composta por cartazes, rótulos, fotografias e ventarolas pertencentes ao acervo da fabricante de bebidas Ambev (American Beverage Co.). A mostra destaca imagens que a criação publicitária associou à mulher, dos anos 20 até os dias atuais.

Semana do Meio Ambiente tem exposição de fotografias do Grenpeace nas estações Sé, Vila Madalena e Giovanni Gronchi

A Semana do Meio Ambiente (que inclui o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, instituído em 1972 pela ONU, Organização das Nações Unidas) será lembrada em uma grande exposição fotográfica, nas estações Sé, Vila Madalena e Giovanni Gronchi, que integram quatro campanhas da organização internacional Geenpeace, de defesa ambiental, no Brasil. Duas dessas exposições serão realizadas na Estação Vila Madalena e uma na Estação Sé, com início em 5 de junho. A quarta mostra da série ocorre, a partir do dia 8, na Estação Giovanni Gronchi.

‘Greenpeace – Amazônia’: exposição na Estação Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), com imagens, tanto da preservação quanto da destruição, da maior floresta tropical do mundo. Mapas e gráficos esclarecem a dimensão e a importância da Amazônia para o país, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e da biodiversidade.

‘Greenpeace – Energia’: na Estação Vila Madalena (Linha 2 -Verde), destaca os perigos do aquecimento global e das mudanças climáticas para a sobrevivência da vida no planeta, enfatizando as novas alternativas energéticas, limpas e renováveis, como a eólica, solar e da biomassa.

‘Greenpeace – Substâncias Tóxicas’: na Estação Vila Madalena, enfoca os malefícios de determinados compostos químicos para a saúde humana e o meio embiente.

‘Greenpeace – Transgênicos’: exposição, a partir do dia 8, na Estação Giovanni Gronchi, da Linha 5 -Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).Aqui, a ênfase é a engenharia genética e as incertezas atuais quanto aos alimentos transgênicos.

‘Jalapão – Uma terra desconhecida’: exposição, na Estação Ana Rosa (linhas 1-Azul e 2 – Verde) de 10 telas da artista plástica Ema de Moraes, inspiradas na natureza e costumes do Jalapão, localizado no Estado de Tocantins.

‘Bandeiras’: mostra, na Estação Santana (Linha 1 -Azul) de quatro telas do artista plástico Diogo Bergamasco, criadas a partir da mistura de signos e símbolos de várias bandeiras.

‘Letras do Coração’: nas estações Clínicas (Linha 2-Verde) e Corinthians-Itaquera (Linha 3 -Vermelha). Projeto literário que reúne poemas e poesias centradas em manifestações sinceras dos sentimentos.

‘São Paulo – um Caso de Amor com 450 Pontos de Vista’: na Estação Tatuapé (Linha 3 – Vermelha). Trata-se da terceira exposição de uma série de seis, em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, com fotos inéditas de 450 fotógrafos.

Vitrine de Ikebana: na Estação Liberdade (Linha 1 – Azul), vitrine permanente de ikebana, arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas, com trabalhos renovados periodicamente.

‘Caminhos de Ferro’: na vitrine do Masp (Museu de Arte de São Paulo) da Estação Trianon-Masp, da Linha 2 -Verde. Exposição de imagens da coleção Pirelli-Masp de fotografias alusivas aos 150 anos da ferrovia no Brasil.

‘Olhar São Paulo’: exposição, na Estação Luz (Linha 1 – Azul), de 30 imagens produzidas com câmeras fotográficas artesanais (foto na lata) por jovens de diferentes bairros da capital paulista.

‘Jovens da Febem Revelam São Paulo’: exposição de fotos realizadas por adolescentes internos da Febem com foco em pontos históricos da cidade de São Paulo. Na Estação Campo Limpo , da Linha 5- Lilás.

‘São Paulo em Aquarelas’: exposição de trabalhos da artista Diana Dorothèa Danon, retratando os bairros da Luz e do Brás a partir de uma ótica que privilegia as obras de modernização de instalações ferroviárias, como as estações da Luz e Brás. Na Estação Capão Redondo, da Linha 5 -Lilás.

’60 Anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP’: exposição de 80 fotos que contam a história dos 60 anos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, um dos mais importantes centros hospitalares da América Latina. Na Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás.

Serviço

As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha estão abertas ao público todos os dias, das 5 às 24 horas. As da Linha 5-Lilás estão operando de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5 às 23 horas.

O acesso às estações das linhas 1, 2 e 3 é possível a partir da compra, nas bilheterias do Metrô, de um bilhete unitário de viagem, ao valor de R$ 1,90. No caso das estações da Linha 5, o bilhete unitário está sendo comercializado por R$ 1,70.

Do Departamento de Imprensa do Metrô