Metrô: Programa Ação Cultural oferece 16 atrações neste mês

São 11 exposições inéditas, que entram em cartaz neste sábado, dia 5

qua, 02/06/2004 - 18h36 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de junho, 16 atrações artístico-culturais em várias estações metroviárias. São 11 exposições inéditas, que entram em cartaz neste sábado, dia 5, e permanecem até o dia 28.

Tem destaque, especialmente para o público que se encontrar no local, o projeto ‘Sampa Sua Cara’, que nos dias 4 e 6, sexta-feira e domingo, das 14h às 17 horas, na Estação Sé, irá registrar, com caricaturas bem-humoradas feitas pela Equipe Tóim, as pessoas que lá estiverem. Este novo trabalho de caricaturas, que reedita evento semelhante realizado com bastante sucesso na estação República, mês passado, ficará exposto na estação Sé, em painel de 30 metros, até o final de junho.

‘O Universo Feminino na Propaganda’: exposição, na Estação República (da Linha 3 – Vermelha), composta por cartazes, rótulos, fotografias e ventarolas pertencentes ao acervo da fabricante de bebidas Ambev (American Beverage Co.). A mostra destaca imagens que a criação publicitária associou à mulher, dos anos 20 até os dias atuais.

Semana do Meio Ambiente tem exposição de fotografias do Grenpeace nas estações Sé, Vila Madalena e Giovanni Gronchi

A Semana do Meio Ambiente (que inclui o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, instituído em 1972 pela ONU, Organização das Nações Unidas) será lembrada em uma grande exposição fotográfica, nas estações Sé, Vila Madalena e Giovanni Gronchi, que integram quatro campanhas da organização internacional Geenpeace, de defesa ambiental, no Brasil. Duas dessas exposições serão realizadas na Estação Vila Madalena e uma na Estação Sé, com início em 5 de junho. A quarta mostra da série ocorre, esta a partir do dia 8, na Estação Giovanni Gronchi.

‘Greenpeace – Amazônia’: exposição na Estação Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), com imagens, tanto da preservação quanto da destruição, da maior floresta tropical do mundo. Mapas e gráficos esclarecem a dimensão e a importância da Amazônia para o país, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e da biodiversidade.

‘Greenpeace – Energia’: na Estação Vila Madalena (Linha 2 -Verde), destaca os perigos do aquecimento global e das mudanças climáticas para a sobrevivência da vida no planeta, enfatizando as novas alternativas energéticas, limpas e renováveis, como a eólica, solar e da biomassa.

‘Greenpeace – Substâncias Tóxicas’: na Estação Vila Madalena, enfoca os malefícios de determinados compostos químicos para a saúde humana e o meio embiente.

‘Greenpeace – Transgênicos’: exposição, a partir do dia 8, na Estação Giovanni Gronchi, da Linha 5 -Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).Aqui, a ênfase é a engenharia genética e as incertezas atuais quanto aos alimentos transgênicos.

‘Jalapão – Uma terra desconhecida’: exposição, na Estação Ana Rosa (linhas 1-Azul e 2 – Verde) de 10 telas da artista plástica Ema de Moraes, inspiradas na natureza e costumes do Jalapão, localizado no Estado de Tocantins.

‘Bandeiras’: mostra, na Estação Santana (Linha 1 -Azul) de quatro telas do artista plástico Diogo Bergamasco, criadas a partir da mistura de signos e símbolos de várias bandeiras.

‘Letras do Coração’: nas estações Clínicas (Linha 2-Verde) e Corinthians-Itaquera (Linha 3 -Vermelha). Projeto literário que reúne poemas e poesias centradas em manifestações sinceras dos sentimentos.

‘São Paulo – um Caso de Amor com 450 Pontos de Vista’: na Estação Tatuapé (Linha 3 – Vermelha). Trata-se da terceira exposição de uma série de seis, em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo, com fotos inéditas de 450 fotógrafos.

Vitrine de Ikebana: na Estação Liberdade (Linha 1 – Azul), vitrine permanente de ikebana, arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas, com trabalhos renovados periodicamente.

‘Caminhos de Ferro’: na vitrine do Masp (Museu de Arte de São Paulo) da Estação Trianon-Masp, da Linha 2 -Verde. Exposição de imagens da coleção Pirelli-Masp de fotografias alusivas aos 150 anos da ferrovia no Brasil.

‘Olhar São Paulo’: exposição, na Estação Luz (Linha 1 – Azul), de 30 imagens produzidas com câmeras fotográficas artesanais (foto na lata) por jovens de diferentes bairros da capital paulista.

‘Jovens da Febem Revelam São Paulo’: exposição de fotos realizadas por adolescentes internos da Febem com foco em pontos históricos da cidade de São Paulo. Na Estação Campo Limpo , da Linha 5- Lilás.

‘São Paulo em Aquarelas’: exposição de trabalhos da artista Diana Dorothèa Danon, retratando os bairros da Luz e do Brás a partir de uma ótica que privilegia as obras de modernização de instalações ferroviárias, como as estações da Luz e Brás. Na Estação Capão Redondo, da Linha 5 -Lilás.

’60 Anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP’: exposição de 80 fotos que contam a história dos 60 anos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, um dos mais importantes centros hospitalares da América Latina. Na Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás.

Serviço

As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha estão abertas ao público todos os dias, das 5 às 24 horas. As da Linha 5-Lilás estão operando de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5 às 23 horas.

O acesso às estações das linhas 1, 2 e 3 é possível a partir da compra, nas bilheterias do Metrô, de um bilhete unitário de viagem, ao valor de R$ 1,90. No caso das estações da Linha 5, o bilhete unitário está sendo comercializado por R$ 1,70.

Do Departamento de Imprensa do Metrô