Metrô prepara uso de desfibrilador para atender emergências cardíacas dos usuários

Treinamento de equipes será feito pelo Instituto do Coração (InCor) da USP

sex, 15/04/2005 - 16h15 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo vai formalizar, na próxima segunda-feira, dia 18, convênio com o Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Fundação Zerbini visando transferência de conhecimento e tecnologia no uso de desfibriladores para aprimorar o atendimento a usuários em situações de emergência cardiovascular.

A iniciativa envolve investimento de R$ 145 mil para os estudos de implantação do novo atendimento, de emergência cardiopulmonar, e treinamento de cerca de 2500 metroviários.Sua concretização atende à lei municipal no 13.945, de 7 de janeiro deste ano, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de aparelho desfibrilador em locais que tenham concentração ou circulação média diária de 1500 ou mais pessoas.

‘Transporte coletivo mais valorizado pela população de São Paulo, com 2,5 milhões de usuários diariamente, o Metrô se prepara para realizar o atendimento a emergências cardíacas com maior eficiência. O gasto com a compra dos equipamentos de desfibrilação será avaliado após sua especificação técnica , que será fixada pelos técnicos do InCor’, destaca o presidente da Companhia do Metropolitano, Luiz Carlos David.

O Metrô tem a expectativa de prestar esse tipo de atendimento emergencial em suas estações ainda neste ano, a partir dos estudos que serão realizados pelo InCor. As avaliações irão determinar o número de desfibriladores a ser adquirido pelo Metrô, as estações prioritárias, localização dos equipamentos no interior das estações e as equipes e rotinas e equipes necessárias para o atendimento dos usuários vítimas de parada cardíaca.

SIMULADO DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Na próxima quarta-feira, dia 20, véspera do Dia da Prevenção da Morte Súbita, uma equipe do Metrô treinada pelo InCor e médicos-residentes desse Instituto irão realizar – na Estação Clínicas, às 10 horas- um simulado de atendimento cardiovascular de emergência (‘Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP’) com o uso de ‘Desfibrilador Externo Automático’ (DEA).

Na ocasião, o Metrô irá distribuir para o público presente folhetos com informações e dicas importantes, fornecidas pelo InCor, para auxílio eficaz a uma vítima de doenças cardiovasculares em situação de desfalecimento.

O número de pessoas que morrem em consequência de uma parada cardíaca por um problema do coração é de cerca de 225 mil ao ano. No Brasil, onde as estatísticas sobre doenças cardiovasculares ainda são deficientes, os números são considerados assustadores.

ASSINATURA DE CONVÊNIO METRÔ – INCOR
Data: Segunda-feira, 18 de abril de 2005
Horário: 10 horas
Local: InCor – bloco 2 – sala de reunião – 5º andar – São Paulo/SP

Presenças do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; presidente do Metrô, Luiz Carlos David; diretor Administrativo e Financeiro do Metrô, José Kalil Neto.

Pelo InCor – Fundação Zerbini, José Antônio Franchini Ramires (presidente do Conselho Diretor do InCor), Francisco Mesquita (presidente da Fundação Zerbini), Sérgio Timerman (diretor do Laboratório de Treinamento em Simulação em Emergência Cardiovascular) e José Angelo Vergamini (superintendente da Fundação Zerbini).

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)