Metrô: Pesquisa revela que usuários da Linha 2 – Verde têm maior poder aquisitivo

Renda média individual é de 6,3 salários mínimos

seg, 02/08/2004 - 14h20 | Do Portal do Governo

A Linha 2 – Verde , do Metrô, que atualmente liga Ana Rosa à Vila Madalena e está em obras de expansão para chegar, até 2006, à região do Ipiranga, com duas novas estações (Chácara Klabin e Imigrantes), apresenta algumas características diferentes das demais linhas que compõem a rede metroviária.

Ela é a linha mais feminina e ligeiramente mais jovem, com nível de escolaridade mais elevado, com profissionais que exercem funções de maior prestígio, de classe social mais alta e de rendimento maior.

A renda média individual é de 6,3 salários mínimos (R$ 1.517,00), valor 20% superior à média registrada no sistema, e a renda média familiar é de 12,7 salários mínimos (R$ 3.048,00).

Outros indicadores do maior poder aquisitivo dos usuários dessa linha são a posse de carro (63%), o acesso à internet (67%) e ao telefone celular (64%).

Esse perfil econômico mais elevado pode ser explicado pela área de influência dessa linha -que atende à região da avenida Paulista, centro financeiro e sede de empresas e escritórios que empregam profissionais mais qualificados e melhor remunerados.

Na linha 2, que recebe cerca de 171 mil entradas de usuários nos dias úteis, o percentual de passageiros do sexo masculino se equipara ao do sexo feminino (50%).

Os usuários entre 18 e 34 anos constituem o segmento majoritário do Metrô (55%), desde o início de sua operação comercial, em 1974. No entanto, vem caindo a entrada de jovens até 24 anos.

Setor de Serviços

O percentual de usuários vinculados ao setor de serviços vem crescendo (63%), propiciado pelo aumento de profissionais liberais, diretores e proprietários que utilizam essa linha, bem como o percentual de usuários estudantes.

Entre os que costumam utilizar a linha, 85% são usuários habituais -viajam três dias ou mais na semana-, 64% têm vínculo empregatício e 67% realizam viagens exclusivas a trabalho.

É importante registrar que os hábitos de viagem têm relação direta com as condições socioeconômicas da população. Particularmente nessa linha, tanto a origem como o destino da viagem estão mais limitados aos distritos do centro histórico e do centro expandido.

A região Sul da cidade concentra 22% dos usuários da linha, o Centro expandido, 21% e a Grande São Paulo abriga 20%.

Os passageiros que ocupam cargos em escritórios ou desenvolvem funções subalternas somam 36% e os que têm como nível de instrução o ensino médio completo totalizam 46%.

O conhecimento dessas variáveis possibilita ao Metrô, entre outros aspectos, a elaboração de políticas de transporte alinhadas às características pessoais dos usuários, bem como às suas necessidades de deslocamento, além de subsidiar o planejamento do transporte, revelando as mudanças dos seus desejos de viagens.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô