Metrô: Pesquisa revela aumento da satisfação dos usuários

Foram entrevistadas mais de 3,5 mil usuários

seg, 21/03/2005 - 15h07 | Do Portal do Governo

O índice de aprovação dos usuários, em 2004, subiu quatro pontos em relação a 2003, passando de 67 para 71. Este é um dos resultados da pesquisa ‘O Metrô segundo seu usuário’, que acaba de ser divulgada. Esse índice vai de -100 a + 100.

Realizada anualmente, pela Gerência de Operações da Companhia, desde 1974, ano que marcou o início da operação comercial do Metrô, o objetivo desta pesquisa é acompanhar a avaliação dos usuários sobre os serviços prestados pela empresa.

Para a coleta de dados, foram ouvidos 3.600 usuários nas estações do Metrô, entre os meses de setembro e outubro passado. Eles puderam avaliar 78 diferentes tipos de serviços prestados pela Companhia. Entre os principais estão: segurança nas estações e trens, tempo de viagem, filas em bilheterias, lotação nos trens e plataformas, atendimento a idosos, desempregados e portadores de necessidades especiais e informações sobre o sistema.

‘Por meio desta pesquisa é possível um monitoramento contínuo das ações do Metrô. Os números obtidos a cada ano nos permitem compreender as opiniões de nossos usuários sobre os serviços oferecidos pela empresa. A partir deles, aperfeiçoamos as metas estabelecidas e formulamos e implementamos políticas novas que supram as necessidades e expectativas de nosso público’, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

Das quatro linhas metroviárias em operação, três delas obtiveram melhores índices no ano passado e uma manteve o índice alcançado em 2003. Na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), a aprovação dos usuários passou de 69 para 74; na Linha 3 – Vermelha ( Corinthians/Itaquera – Barra Funda), de 64 para 68; na Linha 5 – Lilás ( Capão Redondo – Largo Treze), de 78 para 80 e na Linha 2 – Verde ( Ana Rosa – Vila Madalena), o resultado se manteve, como em 2003, com o índice de 72 pontos de aprovação pelos usuários.

Departamento de Imprensa do Metrô