Metrô paulistano completa 30 anos

Estação Sé vai centralizar os eventos comemorativos

ter, 14/09/2004 - 10h33 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo, o primeiro do Brasil, completa hoje 30 anos de operação. Na estação Sé, que centralizará os eventos comemorativos da data, os usuários se surpreenderão com uma série de melhorias que o Metrô estará disponibilizando na área de atendimento. Entre as novidades, tem destaque a nova Central de Serviços, que contará com postos de Achados e Perdidos, Troca de Moedas, de Emissão de Boletim de Ocorrência e de Informações. A nova Central está localizada nas proximidades das escadarias do acesso principal da Praça da Sé.

A melhoria do meio ambiente da estação, com a liberação do belo jardim que antes estava escondido pelos guichês da bilheteria, é um aspecto que salta aos olhos de quem passa pelo local. ‘A mudança é fantástica, tornou a estação muito mais bonita e agradável para quem a usa e também para quem nela trabalha’ confidencia o supervisor Odelício Quintino de Miranda, 26 anos de Metrô e há seis na Sé. Odelício chama a atenção para a obra ‘Garatuja’, de autoria de Marcelo Nitsche, que saiu da parte superior da praça e passou a integrar o jardim. Os guichês da bilheteria foram transferidos para as proximidades das escadarias do acesso da Catedral da Sé.

Embarque e Desembarque

Com o objetivo de melhorar o conforto e a segurança dos usuários da Linha 3, que se dirigem no sentido Itaquera, o Metrô implantou elementos de organização de fluxo de plataforma, que aprovados deverão ser estendidos para outras estações.

A comunicação visual da estação é outro aspecto que sofreu muitas mudanças com a remodelação das placas de orientação ao público. Nas entradas dos acessos principais (da praça e da Catedral), a comunicação com os usuários foi reforçada com a instalação de um sistema eletrônico, que veicula mensagens sobre o funcionamento do sistema e recomendações aos usuários.

Na plataforma da Linha 1, foi implantado um sistema eletrônico de veiculação de mensagens comerciais e institucionais do Metrô. Além disso, os usuários serão beneficiados com a instalação dos primeiros telefones públicos na área interna da estação. Incluem-se nesse conjunto um aparelho para pessoas portadoras de deficiência auditiva e outro para usuário de cadeira de rodas.

Autonomia às pessoas portadoras de necessidades

Na estação Sé, a autonomia de locomoção das pessoas portadoras de deficiência visual está garantida com a recém-concluída instalação de piso tátil, que permite a locomoção de pessoas com necessidades especiais pelos seus quase 40 mil metros quadrados de área construída. O piso tátil está presente também nas estações Marechal Deodoro (Linha 3) e Vergueiro (Linha 1).

Do Departamento de Imprensa do Metrô