Metrô: Passageiros ganham biblioteca na estação Paraíso

Inauguração será na quarta-feira, dia 1° de setembro

seg, 30/08/2004 - 11h21 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 1° de setembro, será inaugurada a primeira biblioteca, aberta ao público, em estação do Metrô de São Paulo. O evento será realizado a partir das 11 horas, em Paraíso, na plataforma da Linha 1 – Azul, que interliga o Jabaquara à zona Norte.

Na oportunidade, estarão presentes o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

Além do empréstimo de livros, a biblioteca vai contar com eventos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura para o ‘Embarque na Leitura’, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de histórias e outras atividades ligadas à literatura.

Essa iniciativa do Metrô é patrocinada pela Cosipa e Dufer, empresas do grupo Usiminas, com apoio do Ministério da Cultura e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor.

‘O objetivo é desenvolver o hábito da leitura na população em geral, por meio da facilitação do acesso e da oferta permanente de títulos interessantes, sem nenhum ônus para a população’, enfatiza Jurandir Fernandes.

‘Embarque na Leitura’ é o nome da biblioteca, que contará com um acervo inicial de quatro mil volumes de gêneros variados, voltados ao público infantil, juvenil e adulto, além de acervo em Braille e balcão de atendimento com duas profissionais.

O empréstimo, gratuito, será das 11 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, podendo sofrer ajustes para melhor atender à população, e a devolução dos livros poderá ser feita em qualquer dia e horário, por meio de caixa de devolução.

Cadastramento

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

Além da biblioteca que será inaugurada na estação Paraíso, está prevista a instalação de mais nove. Na Linha 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi) serão implantadas também nas estações Tucuruvi, Jardim São Paulo, Tiradentes e Praça da Árvore. Na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda), nas estações República, Brás e Corinthians-Itaquera. Na Linha 5- Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), na estação Largo Treze.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(AM)