Metrô: Obras da Linha 4 – Amarela devem começar em novembro

Afirmação é do presidente da empresa, Luiz Carlos David

seg, 01/09/2003 - 16h53 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de licitação da linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz), o Metrô acaba de definir e divulgar no Diário Oficial, os nomes dos consórcios que ficarão responsáveis pela construção da linha, que interligará os bairros de Vila Sônia (Zona Oeste), ao bairro da Luz, no Centro.

A construção e implantação dos sistemas da linha 4-Amarela fica a cargo dos Consórcios Via Amarela, formado pela CBPO, OAS, Queiróz Galvão e Alstom; e do Consórcio Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens. O Consórcio Via Amarela ficará responsável pela construção dos 12,8 quilômetros de vias e estações; e o consórcio liderado pela Camargo Corrêa executará as obras do pátio de manutenção de Vila Sônia.

‘A nossa expectativa é de que os contratos sejam assinados dentro de 30 dias e as obras se iniciem em novembro’, afirma Luiz Carlos David, presidente da Companhia do Metrô.

A primeira etapa da obra inclui a construção de 12,8 quilômetros de vias entre o pátio de Vila Sônia e a estação Luz. Nesta etapa, estão previstas a construção e operação de cinco estações (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz).

A demanda prevista para este trecho é de 962 mil passageiros/dia e deve ser concluído até meados de 2007.

Para a segunda etapa estão previstas a operação de outras cinco estações (Morumbi, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis). O prazo de conclusão desta etapa é de 36 meses, após o início das obras.

Metrô realiza estudo para o prolongamento da linha 4 até Taboão da Serra

Dadas as suas características, a linha 4-Amarela é apontada pelos técnicos e Governo do Estado como prioritária na solução do transporte de massa. Depois de concluída, a linha 4-Amarela integrará todas as linhas do Metropolitano paulista.

Com a 1-Azul, na estação Luz; com a linha 3-Vermelha, na estação República; e com a 2-Verde, na estação Paulista. Além disso, fará conexão com a linha C da CPTM, na estação Pinheiros, que está interligada com a linha 5-Lilás na estação Santo Amaro.

A expectativa, com a operação da nova linha, é de que os paulistanos tenham ganhos significativos na qualidade de vida, com um sistema de transporte de alta capacidade rápido, seguro, eficiente e não poluente. A operação da linha 4-Amarela irá desafogar o trânsito de corredores tradicionalmente carregados como os as avenidas Francisco Morato, Raposo Tavares, Rebouças, rua da Consolação e avenidas Ipiranga e Rio Branco.

Linha 2-Verde

Paralelamente ao processo de licitação da linha 4, o Metrô agiliza a retomada das obras do prolongamento da linha 2-Verde, que deverá ser estendida até o Sacomã. A primeira etapa de 2,6 quilômetros, incluindo as estações Chácara Klabin e Imigrantes, deverá estar concluída em 2006.

A previsão é de que com a entrada em operação dessas duas estações, a demanda da linha 2-Verde, que hoje atende de Ana Rosa a Vila Madalena, seja elevada de 300 mil para 372 mil passageiros/dia.

Estima-se que em 2008, com a chegada dos trens na estação Sacomã, a linha 2-Verde atinja 528 mil passageiros/dia.

Com essas obras, o Metropolitano paulista, principal meio de transporte da cidade, ganha um substancial aumento na sua rede. Serão mais 17,9 quilômetros de linhas e 14 novas estações, que certamente facilitarão os deslocamentos das pessoas na 3ª maior metrópole do planeta.

Departamento de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo
C.A