Metrô: ‘O Universo Feminino na Propaganda’ é atração na Estação Vila Madalena

A exposição ressalta a presença constante da imagem feminina nas campanhas publicitárias

ter, 06/07/2004 - 18h23 | Do Portal do Governo

A Estação Vila Madalena do Metrô em tem em cartaz, até 31 de julho, a exposição. ‘O Universo Feminino na Propaganda’. A mostra, integrante do programa Ação Cultural do Metrô, apresenta imagens que a criação publicitária brasileira associou à mulher, ao longo dos últimos 100 anos.

As transformações dos costumes, da estética e da própria propaganda brasileira são lembradas a partir da seleção de cerca de 200 cartazes, calendários e ventarolas das principais marcas de refrigerantes e cervejas da AmBev (American Beverage Co., Companhia de Bebidas das Américas), realizadora da exposição, que integra o projeto ‘Memória Viva’ daquela empresa.

A exposição ressalta a presença constante da imagem feminina nas campanhas publicitárias. A partir do vestuário, expressões e atitudes incorporadas pela mulher no decorrer do tempo, é possível identificar movimentos culturais e sociais que marcaram épocas.

Universo feminino em transformação

Nas três primeiras décadas do século XX, a publicidade foi muito influenciada pelos movimentos artísticos europeus Belle Époque e Art Nouveau, caracterizados pelo exagero na representação e na aparência lânguida dos personagens retratados.

Nos anos 50 e 60, já com a hegemonia das influências culturais americanas, a representação idealizada da mulher na publicidade ganha traços suaves, realçados pelo sorriso sedutor. A partir dos movimentos sociais de emancipação feminina, que ganharam espaço na segunda metade da década de 60, a publicidade passa a cultuar a mulher independente e formadora de opinião, conceito predominante nos dias atuais.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.