Metrô: ‘O espaço do Negro no Centro de São Paulo’ está em exposição na estação Tatuapé

A exposição é composta por 12 fotos coloridas acompanhadas sobre a presença negra na capital paulista

qua, 18/05/2005 - 18h55 | Do Portal do Governo

A presença e a importância para a cultura paulistana da população com origem na África Negra pode ser conferida na mostra ‘O espaço do Negro no Centro de São Paulo’, que está em cartaz na estação Tatuapé do Metrô, até o próximo dia 29.

A exposição é composta por 12 fotos coloridas, tamanho 35x50cm, acompanhadas com textos explicativos sobre a presença negra na capital paulista. Através de um roteiro cultural pelo Centro Velho de São Paulo destacam-se os pontos por onde passaram, viveram e as influências do negro na metrópole.

Em 13 de maio, foi lembrada a abolição da escravatura no Brasil, que ocorreu em 1888, mas a chegada dos escravos data de 1.600, quando os negros foram trazidos para o trabalho forçado nos ciclos de ouro e café. São Paulo tem o maior número de negros do país; são mais de 3,1 milhões, à frente do Rio de Janeiro e Salvador.

Além da produção no trabalho, os negros influenciaram a cultura brasileira principalmente na alimentação, religião, música e vocabulário. Sugestão de roteiro para conferir as marcas dos negros é a caminhada ao Viaduto Dona Paulina, seguindo em direção à praça João Mendes, antigo Largo São Gonçalo, onde aconteciam festas da comunidade dos pretos, em homenagem ao protetor dos violeiros. É possível avistar a Igreja de São Gonçalo, de cor amarela, bem atrás da Catedral da Sé.

Ali próximo, sentido Liberdade, chega-se ao Largo da Forca, o pelourinho paulista. A Igreja dos Enforcados está ao lado da estação Liberdade do Metrô. O final do roteiro é na Capela dos Aflitos, localizada na rua dos Estudantes, cemitério dos pobres e dos negros, no bairro da Liberdade.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.