Metrô: Novos túneis da Linha 2 atingem 506 metros de extensão

Previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar o trecho prioritário

sex, 24/09/2004 - 14h23 | Do Portal do Governo

Os novos túneis para a expansão da Linha 2 do Metrô, em construção pelo Governo do Estado, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, na Vila Mariana, atingiram na manhã desta sexta-feira, dia 24, 506,40 metros de extensão.

Por determinação do governador Geraldo Alckmin, informa o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Metrô estuda a possibilidade de, ainda no próximo ano, dar continuidade à expansão da Linha 2 até o Ipiranga.

‘Desde o seu início, em 31 de março deste ano, já foram retirados 17.207 metros cúbicos de terra, o correspondente a 3.441 caminhões basculantes, e utilizados 1.632 metros cúbicos de concreto para revestimento das paredes dos túneis’, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

Profundidade de 24 metros

Além dessa marca expressiva, acrescenta Luiz Carlos David, as escavações dos túneis da Linha 2 atingem o ponto de passagem sob os túneis da linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi). A linha 1 passa a uma profundidade de 12 metros do nível da superfície. As escavações da Linha 2 estão sendo executadas a 24 metros da superfície, 12 metros abaixo dos túneis da Linha 1.

Simultaneamente às escavações dos túneis, o Metrô conta com frentes de trabalho nas estações Chácara Klabin e Imigrantes, além de dois poços de ventilação, Vila Mariana e Sepaco (junto ao Hospital e Maternidade Sepaco).

A previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar o trecho prioritário, de 2,9 quilômetros, da expansão da Linha 2, entre Ana Rosa e Imigrantes.

Além dos benefícios diretos, a expansão das Linha 2 proporcionará melhorias na qualidade de vida de quase 400 mil moradores do bairro do Ipiranga e adjacências.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa