Metrô: Nota oficial de esclarecimento

nd

sex, 13/06/2003 - 19h02 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo divulgou a seguinte nota oficial de esclarecimento:

‘O Metrô de São Paulo esclarece seus usuários

Diante da decisão do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que concedeu no último dia 29 de maio, durante o dissídio da campanha salarial da categoria dos metroviários, um reajuste de 18,13%, sobre o salário de abril, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô decidiu, dentro das normas da lei e por obrigação de empresa pública, recorrer da sentença junto ao Tribunal Superior do Trabalho – TST, em Brasília.

O Metrô ofereceu aos funcionários 16% de reajuste, sobre o salário de abril, sendo 8% na folha e o restante em duas parcelas de 48%, sobre o salário de abril.

Na próxima semana, explica Luiz Carlos David, presidente do Metrô, estaremos em Brasília, junto com o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, para oficializar nosso recurso junto ao Tribunal Superior do Trabalho. Assim, o Metrô efetuou o pagamento do adiantamento do salário, do dia 15, pago nesta sexta-feira, dia 13, sem o reajuste de 18,13% concedido pelo TRT.

O Sindicato dos Metroviários, diante da posição da Companhia, convocou nova assembléia da categoria para esta sexta-feira, 13, para deliberar sobre uma possível greve, a ser deflagrada na próxima semana.

A direção do Metrô de São Paulo espera o bom senso dos metroviários, para que aguarde a decisão maior da Justiça, e não penalize 2,6 milhões de pessoas que dependem, diariamente, do Metrô.
A decisão do TRT, que é respeitável, acrescentou David, de conceder, entre outros benefícios, 18,13% de reajuste aos metroviários irá consumir 80% da receita, tornando a administração da empresa inexeqüível. Dos 20% restantes da receita, 10% são consumidos com o pagamento de energia elétrica e os 10% restantes não cobrem os gastos com a manutenção das estações, trens e os serviços de vigilância e limpeza. As contas da empresa estão abertas, à disposição de qualquer auditoria, disse o presidente.
Departamento de Imprensa

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô’