Metrô monta operação especial para dia de votação e feriado de Finados

Companhia recomenda aos usuários a compra antecipada de bilhetes para evitar desconforto em filas

qui, 28/10/2004 - 15h17 | Do Portal do Governo

O Metrô preparou um esquema especial de operação, com reforço de trens, para atender aos paulistanos que vão participar do 2º turno das eleições municipais e também para os que vão viajar no feriado de Finados.

No dia 31, durante a votação, a linha 1/Azul (Jabaquara-Tucuruvi) realizará 432 viagens, com três trens reservas estacionados, estrategicamente, ao longo da linha. Na linha 2/Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), serão realizadas 398 viagens, e quatro trens estarão reservados para eventual necessidade. A linha 3/Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) contará com dois trens na reserva e realizará 428 viagens.

SAÍDA DO FERIADO

Para facilitar a saída da população que irá viajar, o Metrô também preparou um esquema especial para o início do feriado, dia 29 de outubro. A linha 1 realizará 942 viagens durante a operação comercial, aumentando a oferta de trens em 1% em relação a uma sexta-feira normal, que é de 932. Na linha 2, o número de viagens ofertadas à população não terá alterações; serão realizadas 642 viagens. A linha 3 terá 1.054 viagens, percentual 4% maior que o número ofertado em um dia útil normal, de 1.010 viagens.

As linhas 1, 2 e 3, no sábado, dia 30, terão a oferta de um sábado normal. Serão realizadas 584 viagens entre o Jabaquara e o Tucuruvi, 398 viagens de Ana Rosa à Vila Madalena e 678 viagens entre Corinthians/Itaquera e a Barra Funda.

Na segunda-feira, dia 1 de novembro, ponte do feriado, os trens da linha 1 farão 716 viagens, os da linha 2 realizarão 510 e os da linha 3 oferecerão 848 viagens.

Dia 2, terça-feira de feriado, a linha 1, que interliga o Jabaquara ao Tucuruvi, terá 452 viagens. A linha 2, que vai de Ana Rosa a Vila Madalena, realizará 398 viagens e a linha 3, de Corinthians/Itaquera a Barra Funda, vai ofertar 444 viagens.

RETORNO DO FERIADO

No dia 3, volta do feriado, o Metrô antecipa a abertura das estações e o início da operação dos trens. As linhas 1 e 3 começarão a funcionar às 4 horas. A linha 2 abrirá as portas às 4h30.

O número de viagens na linha 1 será de 950, valor 2% superior à oferta de um dia útil normal. Na linha 2 também haverá aumento de 2% na oferta de trens e acontecerão 652 viagens. O número de viagens na linha 3 será 1036, acréscimo de 3% em relação a um dia útil.

O Metrô recomenda aos usuários a compra antecipada de bilhetes, para evitar o desconforto em filas nas bilheterias. Outra orientação importante é de, dentro dos trens, evitar a região de portas, para facilitar o embarque e o desembarque.

HORÁRIO DE VERÃO

Na passagem do dia 1º para o dia 2 de novembro, início do horário de verão, o Metrô manterá seu funcionamento normal, como acontece todos os anos, das 4h40 até 24 horas, no mínimo, já que o horário de fechamento das estações é ligeiramente diferente entre si. Apesar de à meia-noite os relógios serem adiantados em 1 hora, a entrada dos usuários será permitida como no horário normal de fechamento.

A linha 5/Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), que funciona das 4h40 às 24 horas, de segunda a sexta-feira, prestará serviço normalmente no dia 1º e também terá seus relógios adiantados em 1 hora. O horário de verão deste ano terminará à zero hora do dia 20 de fevereiro de 2005.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)