Metrô: Mês de maio tem 14 atrações, entre caricaturas, dança, fotografia e artes plásticas

Estação República concentra cinco atrações

sex, 07/05/2004 - 11h04 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, 8 de maio, mais nove exposições artísticas e culturais entram em cartaz nas estações do Metrô, ampliando para treze o número de atrações iniciadas no começo do mês. São mostras variadas, incluindo fotografia, caricaturas e artes plásticas, que se estenderão até o dia 30 de maio – e que podem ser conhecidas pelo público com o simples ingresso na rede metroviária, acessada com um bilhete unitário no valor de R$ 1,90.

Mais uma atração terá lugar nos dias 14 e 21 (sextas-feiras), na Estação República, quando, às 18h, serão realizados espetáculos de dança, com várias apresentações.

Estação República concentra cinco atrações

  • Além dos espetáculos de dança, com o título ‘Movimentos’, que acontecerão no local nos dias 14 e 21, a Estação República, da Linha 3-Vermelha, apresenta quatro exposições (uma, de caricaturas de usuários, já em cartaz desde o início do mês, e mais três, uma de fotos e duas de painéis temáticos, com início sábado, dia 8):
  • ‘Projeto Sampa sua Cara’ – painel de 30 metros com caricaturas bem-humoradas de pessoas que estiveram no local na tarde do último final de semana, 1 e 2 de maio. Trabalho realizado pela Equipe Tóim!, composta por Valmir Ramos, professor de história em quadrinhos, Marcelo Rampazzo, artista plástico, Gabriel Fraga, designer, Maurizio Di Reda, professor de desenho, e Junior Lopes, ilustrador.
  • ‘São Paulo: um Caso de Amor com 450 Pontos de Vista’ – segunda exposição de uma série de seis, com fotos inéditas de 450 fotógrafos, tendo como foco a cidade de São Paulo.
  • ‘Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo’ – exposição de painéis sobre a história do monumento que dá título à mostra, inaugurado em 1925,no Pátio do Colégio, centro da capital, e concebido pelo artista italiano Amedeo Zani, vencedor do concurso para a criação de um monumento comemorativo da fundação de São Paulo, que foi recentemente restaurado visando o 450º aniversário da cidade.
  • ‘Projeto Escolas da Luz’ – exposição de painéis com o resultado de trabalhos de alunos de 10 escolas que participam do projeto pedagógico Escolas da Luz, desenvolvido pela Comgás.

    Arquitetura de São Paulo em fotos na Estação Vila Madalena

  • ‘As formas do tempo na São Paulo da garoa’. Mostra, na Estação Vila Madalena, Linha 2-Verde, do fotógrafo Fábio Nicodemo, com 60 imagens da cidade de São Paulo, ao longo de sua história, destacando suas múltiplas paisagens e a beleza da arquitetura, revelada em ângulos inusitados e na composição rítmica das fotos.
  • ’60 Anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP’. Exposição de 80 fotografias, na Estação Clínicas, Linha 2 -Verde, sobre os 60 anos de existência deste hospital que é uma das mais importantes instituições médicas brasileiras.
  • ‘São Paulo em Aquarelas’, na Estação Sé, das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Obras da artista Diana Dorothèa Danon, centradas nos sítios históricos de Brás e Luz, área central da capital paulista, cenário de linhas do Metrô e da ferrovia.
  • ‘Jovens da FEBEM revelam São Paulo’, na Estação Sé. Exposição de fotos feitas por adolescentes internos da FEBEM focalizando pontos históricos da cidade de São Paulo.
  • ‘Caminhos de Ferro’, na vitrine do Museu de Arte de São Paulo – MASP, instalada na Estação Trianon-Masp do Metrô, na Linha 2-Verde. Mostra de fotos, da coleção Pirelli-MASP, em homenagem aos 150 anos da ferrovia no Brasil.
  • ‘Restauração do Palácio Campos Elíseos’, na Estação Luz, Linha 1-Azul. Exposição apresenta o projeto de reforma e restauro deste edifício histórico da cidade de São Paulo, que hoje é sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
  • Vitrine de Ikebana, na Estação Liberdade, da Linha 1-Azul – Vitrine permanente desta milenar arte japonesa de arranjos florais e de plantas, com trabalhos renovados a cada semana.
  • ‘Olhar São Paulo’, na Estação Ana Rosa, da Linha 2-Verde. São 30 imagens, feitas com câmeras artesanais (foto na lata), mostrando a metrópole paulistana pelo olhar de jovens de diferentes bairros de São Paulo.
  • ‘Virado Paulista’, na Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás. Trabalhos produzidos por jovens e crianças de baixa renda, atendidas pela ONG Casa do Zezinho, retratando o ambiente em que vivem.

    Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô