Metrô: Máquinas de venda de bilhetes nas estações serão desligadas durante o Carnaval

Metrô quer que empresa responsável pelas máquinas normalize o atendimento

qui, 19/02/2004 - 18h17 | Do Portal do Governo

Em função de problemas operacionais que têm se avolumado nas estações, como falhas no funcionamento e inexistência de bilhetes para venda, gerando transtornos para os usuários e prejuízos para a imagem institucional do Metrô, a Companhia do Metropolitano deu um ultimato à empresa responsável pelas máquinas de venda automática de bilhetes para que normalize o atendimento, sob pena de rescisão contratual e todas as sanções previstas. O contrato estabelece 90% de plena disponibilidade dos equipamentos entre 6h e 22 horas e de 95% fora desse período.

A Operação do Metrô, área que controla o funcionamento das máquinas de venda de bilhetes, já aplicou R$ 250 mil em multas à empresa Phonecard, responsável pelo serviço.

Durante o período de Carnaval, entre os dias 21 e 24 deste mês, o Metrô autorizou o desligamento de todas as 251 máquinas de bilhetes instaladas nas estações para que a Phonecard realize os reparos necessários nos equipamentos visando a regularização do atendimento.

Novo edital de concorrência

Paralelamente a essas medidas, o Metrô vai lançar, em março próximo, novo edital de concorrência para a prestação do serviço de venda automática de bilhetes.

As máquinas de venda de bilhetes iniciaram a operação nas estações do Metrô em agosto de 2000 e hoje estão instaladas em todas as 52 estações da rede metroviária, funcionando de forma complementar à venda realizada pelas bilheterias. Atualmente, as máquinas de bilhetes perfazem uma média total de 15,21% das vendas efetuadas pelas bilheterias; sua melhor marca foi obtida em junho de 2002, quando atingiram a média total de 28,56% em relação à venda direta pelo Metrô.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô