Metrô: Lu Alckmin abre exposição ‘Imagens da Inclusão’ na estação Sé

Mostra fotográfica tem como objetivo valorizar a imagem das pessoas com deficiência

qui, 16/09/2004 - 13h05 | Do Portal do Governo

A primeira dama do Estado, Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, abriu na noite de ontem, dia 15, a mostra ‘Imagens da Inclusão’, exposição fotográfica que tem como objetivo valorizar a imagem das pessoas com deficiência, na estação Sé do Metrô.

Acompanhada do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de Luiz Carlos David, presidente do Metrô, Lu Alckmin destacou a importância da mobilização da população em geral e do empresariado em particular para a inclusão das pessoas com deficiência à sociedade. ‘Essas pessoas são totalmente capazes, são exemplos de garra, alegria e superação de limites. Elas só precisam de estímulo e oportunidade para se integrarem’, enfatizou Maria Lúcia Alckmin.

Já o secretário Jurandir Fernandes ressaltou os investimentos que o Metrô vem fazendo para garantir a inclusão e a mobilidade das pessoas com deficiência no transporte metroviário. ‘O Metrô, cada vez mais, vem se adaptando para a inclusão destas pessoas. Já instalamos, em algumas estações, o piso tátil e, em várias outras, elevadores especiais para garantir autonomia de deslocamento para as pessoas com deficiência de locomoção’.

A exposição ‘Imagens da Inclusão’ faz parte da IV edição da Semana da Solidariedade no Estado de São Paulo, que neste ano é dedicada às Pessoas com Deficiência. Segundo o censo realizado em 2000, cerca de 24,5 milhões de pessoas ( 14,5% da população brasileira ) têm algum tipo de deficiência física ou mental.

Até o próximo dia 28 de outubro, quem passar pela estação Sé poderá conferir, por meio de painéis fotográficos, imagens da história de luta e superação de pessoas com deficiência que através de suas potencialidades superaram suas limitações.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)