Metrô: Linha 5 – Lilás registra aumento de dez por cento na demanda com o novo horário

São realizadas diariamente 256 viagens, com intervalo médio entre os trens de 7 minutos

qui, 14/08/2003 - 13h32 | Do Portal do Governo

A Linha 5 – Lilás, que liga o Capão Redondo ao Largo Treze, passou a transportar, diariamente, cerca de 15.500 pessoas, com o seu novo horário operacional, das 5 às 22 horas, implantado em 4 de agosto. São 256 viagens realizadas, com intervalo médio entre os trens de 7 minutos.

Esse número de passageiros transportados atende à estimativa do Metrô de aumentar em 10% a sua demanda com o novo horário. Quando a Linha 5 funcionava no horário das 6 às 20 horas, eram realizadas 218 viagens por dia, que transportavam cerca de 14 mil usuários.

A Linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), em seu primeiro trecho inaugurado em 1974, que ligava o Jabaquara à Vila Mariana, inicialmente transportou cerca de 2.300 usuários por dia. A Linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda), em 1979, no trecho inicial, compreendido entre as estações Sé e Brás, transportou cerca de 6 mil usuários por dia.

‘O gradual aumento de demanda é normal no início da operação de uma linha. É necessário que a população se habitue com o novo meio de transporte, além dos ajustes técnicos realizados para que a linha funcione nos mesmos padrões de qualidade de outras linhas existentes, que atendem plenamente à população’, esclarece Luiz Carlos David, presidente da Companhia.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)