Metrô: Linha 5-Lilás estabelece recorde de passageiros transportados

A Linha 5 interliga o bairro de Capão Redondo ao Largo Treze

sex, 26/11/2004 - 11h44 | Do Portal do Governo

A Linha 5-Lilás do Metrô, que interliga o bairro de Capão Redondo ao Largo Treze, no centro de Santo Amaro, estabeleceu esta semana novo recorde de usuários, com 51.177 passageiros. “Os números confirmam uma tendência que já estava sendo registrada nos últimos dias, com a integração de 14 linhas de ônibus intermunicipais nos terminais das estações Capão Redondo e Campo Limpo”, destaca o presidente da Companhia do Metrô, Luiz Carlos David.

Com o objetivo de agilizar e melhorar a qualidade dos deslocamentos das pessoas, principalmente dos trabalhadores da região Sul da Capital e dos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, implantou, no dia 13/10, a integração física e tarifária (transferência sem custo adicional para o usuário) de linhas de ônibus intermunicipais, no terminal da estação Capão Redondo, e de outras quatro, no dia 25/10.

Economia de tempo e dinheiro

Na estação Campo Limpo, seis linhas intermunicipais também foram integradas, nos dias 8 e 16 deste mês. Segundo cálculos dos técnicos, as transferências gratuitas na Linha 5 estão proporcionando à população local uma redução média de 17 minutos nos tempos de viagens, além da economia de gastos com passagens.

A Linha 5, inaugurada em 2002, tem 8,4 quilômetros de extensão operacional e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze). Atualmente, a linha presta serviço das 4h40 às 0h15, de segunda a sexta, exceto feriados.

Nos horários mais movimentados, a oferta de trens é de seis minutos entre uma composição e outra. A frota máxima em operação é de cinco trens.

Na estação Santo Amaro, é possível transferir-se gratuitamente para a linha “C” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende as regiões da avenida Luís Carlos Berrini, Pinheiros, Cidade Universitária, Ceagesp e o município de Osasco. Na estação Cidade Universitária da CPTM, o usuário –de posse de uma senha– pode estender sua viagem, também sem despesa adicional, à estação Vila Madalena, da linha 2-Verde do Metrô, utilizando as vans da ponte Orca.

De segunda a sexta, antes das 4h40 e após as 0h15, e nos sábados, domingos e feriados, as linhas de ônibus integradas ao Metrô cumprirão seus itinerários até o centro de Santo Amaro.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô