Metrô: Linha 5 é integrada aos ônibus de Itapecerica da Serra

Demanda da Linha Capão Redondo-Largo Treze cresceu mais de 100% com a integração de 15 linhas de ônibus

seg, 31/01/2005 - 16h09 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 31, a Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze) foi integrada a mais uma linha de ônibus intermunicipal proveniente de Itapecerica da Serra. A nova linha (395EX1) liga o terminal Jacira, em Itapecerica da Serra, ao terminal Capão Redondo, em São Paulo. A estimativa de demanda é de 2 mil passageiros/diários, que serão transportados em 42 viagens/dia em um trajeto com 12,7 km de extensão.

A integração da linha 5 – Lilás do Metrô aos ônibus intermunicipais gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) começou a ser implantada em outubro de 2004, pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. Até agora, foram integradas 15 linhas metropolitanas, com ponto final nos terminais de Capão Redondo e Campo Limpo, que acresceram mais de 100% na demanda diária de passageiro da Linha 5 (22 mil para cerca de 55 mil usuários/dia).

A integração entre os ônibus metropolitanos e a linha 5 pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 4h40 às 00h15 (horário de funcionamento do Metrô). De segunda a sexta-feira, antes das 4h40 e após as 00h15, bem como aos sábados, domingos e feriados (períodos em que a Linha 5 não opera), os ônibus seguem seus itinerários normais com destino a Santo Amaro.

Benefícios

Pagando apenas uma tarifa, o passageiro que pegar o ônibus da EMTU nos municípios de origem (Embu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra) desembarca no terminal Campo Limpo ou Capão Redondo, onde faz transferência (sem custo adicional) para a Linha 5 do Metrô e, na estação Santo Amaro, para a Linha C da CPTM. Na estação Cidade Universitária (Linha C), o passageiro também pode utilizar, gratuitamente, as vans da Ponte Orca, que fazem integração com a estação Vila Madalena, onde a pessoa tem acesso à Linha 2-Verde do Metrô, atingindo as regiões da Paulista, Centro, Norte e Leste da Capital.

Além de aliviar o trânsito no sistema viário entre Capão Redondo e o Largo Treze, a medida proporciona redução de até 13 minutos (horários de pico) no tempo gasto nas viagens com destino a Santo Amaro. Os usuários que querem acessar as estações da Linha C, que abrange as regiões da Av. Luiz Carlos Berrini, Pinheiros, Cidade Universitária, Ceagesp e município de Osasco, economizam até 50% do valor gasto anteriormente.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo

(LRK)