Metrô: Ligação Norte-Sul completa hoje 28 anos

No início, a linha era atendida por 12 trens, que prestavam serviço com intervalos de sete minutos

sex, 26/09/2003 - 9h33 | Do Portal do Governo

Há exatamente 28 anos uma composição do metropolitano de São Paulo fazia a primeira viagem completa de Jabaquara a Santana, até então a estação terminal da linha. A composição fez o percurso de 17,2 quilômetros de linha (do Jabaquara, zona Sul, à Santana, zona Norte), em 40 minutos.

Precisamente às 9 horas, a composição lotada com autoridades e passageiros era recepcionada por uma multidão, entre os quais muitos estudantes, que se aglomeraram na plataforma da estação Santana.

No início, a linha era atendida por 12 trens, que prestavam serviço, a intervalos de sete minutos, entre uma composição e outra. ‘Uma eternidade, se comparado aos intervalos praticados hoje, que são de apenas 106 segundos’, explica Luiz Carlos David, presidente do Metrô. ‘A frota de trens nos chamados horários de ‘pico’, também sofreu expressiva ampliação com a circulação de 43 trens’, completa ele.

Em 1998, a linha ganhou mais 3,5 quilômetros de linhas e três novas estações (Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi), e passou a ser denominada, oficialmente, de 1-Azul.

A linha 1-Azul atende, diariamente, cerca de 1,1 milhão de passageiros. Ela está interligada com as linhas 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Barra Funda) e 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), nas estações Sé, e Paraíso e Ana Rosa, respectivamente.

O recorde de passageiros transportados dessa linha (1.278.301), foi estabelecido no dia 11 de outubro de 1995.

Melhorias

A reurbanização foi um dos aspectos mais importantes da passagem do Metrô pelo antigo centro da Capital, como por exemplo a renovação do antigo largo São Bento, com a restauração do Mosteiro de São Bento.

Para a construção da estação Sé, a maior do sistema, o Metrô reformulou as praças mais centrais da cidade. Derrubou velhos prédios, como os edifícios Mendes Caldeira e o Irmãos Conzo, e construiu a nova praça da Sé, que possui uma área total de 52.000 m² de área verde e uma bela fonte d’água.