Metrô já tem oito frentes de escavação nas obras subterrâneas da Linha 2

Extensão até Ipiranga será entregue no próximo ano

qua, 16/02/2005 - 10h40 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô já trabalha com oito frentes de escavação de túneis para ampliar a linha 2 de Ana Rosa a Ipiranga, com mais 3,4 quilômetros de extensão e três novas estações (Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga), até o próximo ano. Duas novas frentes de obras subterrâneas entraram em plena atividade nesta semana, totalizando cerca de 1000 metros de túneis construídos na expansão da linha 2.

A partir de três poços de serviço (Carlos Petit, próximo desta rua e da Vergueiro; Sepaco, na rua Vergueiro, imediações do hospital Sepaco; e Domingos Ferreira, que opera a uma profundidade de 33 metros, equivalente a um prédio de 13 andares, na confluência desta rua com a Vergueiro), o Metrô consegue uma produção diária de 15 metros de novos túneis. As escavações são executadas com o “Método de Mineração”, que evita, ao contrário do “Vala a Céu Aberto (trincheira), maiores interferências na superfície por ser realizado totalmente em subterrâneo.

Transporte diário de 370 mil pessoas

A linha 2 opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa, com sete quilômetros, oito estações e uma demanda diária de 280 mil usuários. O Metrô pretende estender a operação dos trens de Ana Rosa a Imigrantes, passando pela estação Chácara Klabin, em março do próximo ano. A inauguração da estação Ipiranga também está prevista para 2006, no mês de setembro, o que elevará o transporte diário desta linha para 370 mil passageiros.

O presidente do Metrô, Luiz Carlos David, destaca que “para levar o Metrô até Ipiranga o governo do Estado investirá cerca de R$ 854 milhões, dos quais R$ 338 milhões já estão garantidos pela Secretaria da Fazenda para este ano”.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)