Metrô: Já foram realizadas 55% das obras brutas do túnel da extensão da Linha 2 – Verde

Nesse estágio da obra, o túnel é escavado e recebe revestimentos de concreto

qui, 30/06/2005 - 14h51 | Do Portal do Governo

O Metrô já escavou um quilômetro e meio de túnel na extensão da Linha 2- Verde (Ana Rosa-Ipiranga). Esse total representa mais da metade, 55%, das obras brutas em túnel do novo trecho.

Nesse estágio da obra, o túnel é escavado e recebe revestimentos de concreto. Dos 3,4 quilômetros de via que ligarão a estação Ana Rosa à futura estação Ipiranga, 2,8 quilômetros serão subterrâneos(82% do total).

O solo argiloso, encontrado por toda a região onde estão sendo executadas as obras, tem favorecido a escavação. Segundo os engenheiros do Metrô, esse solo possui uma boa capacidade de auto-sustentação e, para possibilitar o avanço médio diário de 10 metros de túnel, sob o lençol freático da região, foi feito um trabalho de drenagem.

Três novas estações entrarão em operação com a ampliação da Linha 2- Verde: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga. As duas primeiras serão entregues em março de 2006 e a terceira ficará pronta seis meses depois, em setembro.

As escavações da extensão da Linha 2- Verde foram iniciadas no poço de serviço Carlos Petit, primeira frente dos trabalhos, no dia 31/03/2004, pelo governador Geraldo Alckmin. Hoje, o Metrô trabalha em seis frentes: duas entre o poço Sepaco e estação Imigrantes, outras duas entre o poço Domingos Ferreira e a estação Imigrantes, uma entre o poço Domingos Ferreira e a estação Ipiranga, além da do poço Carlos Petit na direção da estação Chácara Klabin.

Em julho próximo, o Metrô abrirá três novas frentes: poço de serviço Borghese, na rua Vergueiro, altura do nº 3700; e duas partindo do túnel de emboque Aster, na rua Barros Cruz nº 104. Com nove frentes de trabalho, 1500 operários estarão atuando nas obras Programa de Visitas

Universidades e faculdades podem fazer inscrições para conhecer, em visitas, as obras que estão sendo executadas no poço de serviço Carlos Petit, altura do nº 2850 da rua Vergueiro. As visitas, sempre às sextas-feiras, de manhã ou à tarde, com um grupo de no máximo 12 pessoas, fazem parte do Programa de Visitas Técnicas. A iniciativa, iniciada em maio, já recebeu 77 estudantes interessados em conhecer o método construtivo adotado pelo Metrô. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3371-7405, no horário comercial, de 8 às 17 horas, ou através do site www.metro.sp.gov.br, dentro do ícone Ação Escolar.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

J.C.