Metrô: Iniciadas as obras da futura estação Fradique Coutinho, da Linha 4 – Amarela

Dois quarteirões da Rua dos Pinheiros serão interditados a partir do próximo domingo, dia 24

sex, 22/07/2005 - 11h50 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 24, o Metrô dará início às obras da futura estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, na região de Pinheiros. A nova estação será construída sob a Rua dos Pinheiros, entre as ruas Auriflama e Mourato Coelho.

Em virtude das obras para a construção da estação Fradique Coutinho, a partir deste domingo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com o Metrô, irá implantar um desvio de trânsito na Rua dos Pinheiros. A opção para o motorista será substituir o trecho interditado, de dois quarteirões, entre as ruas Mourato Coelho e Matheus Grou, pela rua Artur Azevedo, que passará a ter mão dupla no local.

‘A previsão é de que as obras da estação Fradique Coutinho interfiram por cerca de 12 meses no trecho interditado’, explica o gerente de Construção da Linha 4 – Amarela do Metrô, Marco Antonio Buoncompagno. Nesta semana, os motoristas, pedestres e moradores serão informados sobre a interdição por meio de faixas e panfletos. A área será isolada com tapumes para que nos próximos dois meses seja feito o remanejamento das redes subterrâneas de água, esgoto e telefonia e áerea de energia elétrica.

A estação Fradique Coutinho terá duas bilheterias, quatro máquinas de venda de bilhetes, nove bloqueios, escadas rolantes e fixas, elevadores para deficientes físicos, além de uma sala de primeiros socorros para atendimento imediato dos usuários. Após a conclusão da obra, a área total construída será de 9.058 m².

A partir de outubro, após a remoção das interferências locais, serão iniciadas as escavações das paredes-diafragma da estação, responsáveis por toda a parte estrutural da obra. De acordo com o processo construtivo, primeiro essas paredes-guias serão escavadas e, a seguir, receberão armaduras especiais, antes de serem concretadas.

Em fevereiro de 2006, após a execução desta etapa, o Metrô dará início às escavações para a execução da laje superior da estação, serviço que deverá ser concluído até o mês de maio. Em junho, o viário sobre a obra será recomposto e, em julho, enquanto o tráfego de veículos volta a ser liberado, o Metrô iniciará as escavações dos níveis inferiores da estação.

‘Método Invertido’ de construção minimiza impacto da obra

‘A metodologia construtiva empregada nesta obra, do ‘método invertido’, permite a escavação do corpo da estação sob a laje de cobertura de cima para baixo, o que possibilita reduzir de maneira mais rápida as interferências externas na região’, enfatiza o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sérgio Salvadori.

A Linha 4 – Amarela do Metrô, totalmente subterrânea, terá 11 estações e 12,8 quilômetros de extensão, interligando a Vila Sônia, na região do Butantã, ao bairro da Luz, no centro da cidade, com demanda prevista de cerca de 900 mil usuários/dia.

A nova linha estará interligada diretamente às três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Paulista e República) e indiretamente à Linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze), além de integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na estação Pinheiros.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

J.C.